Entidades sabatinam prefeitáveis de Divinópolis

Publicado em 21 de Outubro de 2020.

Evento reforça os objetivos da CDL e ACID de promoverem a democracia e propiciar um espaço aberto de debates sobre desenvolvimento da cidade

A CDL e ACID realizaram na noite dessa terça-feira, 20/10, uma sabatina com os prefeitáveis de Divinópolis. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Pitágoras, com a participação de 8 candidatos. Devido a problemas de saúde o candidato Sargento Elton, não pôde comparecer.

O evento teve início às 19h30 com transmissão ao vivo pela Tv Candidés e pelos canais do Youtube da CDL e Acid.

Seguindo o regulamento, enviado previamente a todos os candidatos e a justiça eleitoral confirme manda a legislação, o evento transcorreu com tranquilidade, dentro do tempo previsto pela organização.

A sabatina foi dividida em três blocos, com um intervalo de 10 minutos no segundo bloco, para a transmissão obrigatória, pela Tv Candidés, do horário eleitoral gratuito.

Após as boas-vindas da Presidente da ACID, Alexandra Galvão e do Presidente da CDL, Luiz Angelo, deu-se início ao primeiro bloco, da sabatina destinado as apresentações dos candidatos que tiveram dois minutos para apresentação inicial, a ordem de apresentação e o posicionamento dos prefeitáveis no palco, foram definidos por sorteio prévio em reunião com representantes de cada candidato, realizada no dia 15 de outubro.

O segundo bloco foi destinado a perguntas, elaboradas pelas entidades, com base nos anseios e questionamentos dos associados. As perguntas foram sorteadas na sabatina, bem como aquele que iria responder, oportunizando cada candidato a responder três perguntas diferentes, cada participante teve 1 minuto e meio para sua resposta, fechando o segundo bloco com três rodadas de perguntas.

Nesse momento, foi possível avaliar o preparo de cada candidato, bem como suas propostas acerca de temas como desenvolvimento econômico, infraestrutura, saúde, meio ambiente, educação, promoção social, cultural, dentre outros.

No terceiro e último bloco, cada prefeitável teve 3 minutos e meio para suas considerações finais. A ordem da fala também foi definida por sorteio em reunião anterior.

Para o presidente da CDL, Luiz Angelo, as entidades cumprem seu papel ao realizar esse evento. “É compromisso da CDL e ACID a promoção de eventos que discutam propostas para a melhoria de condições para os empresários e toda a cidade. As entidades representam a sociedade civil organizada. Portanto, temos um papel importante no processo democrático e devemos opinar e contribuir com a decisões de nossos políticos. A sabatina é uma oportunidade para conhecer melhor nossos candidatos e decidir quem irá gerir nossa cidade nos próximos quatro anos”, avalia.

A presidente da ACID, Alexandra Galvão, acredita que somente com conhecimento podemos eleger aquele que realmente fará diferença e colocará Divinópolis de volta na rota do desenvolvimento.  “Nossa cidade tem muitos potenciais que ainda são pouco explorados. As entidades membro do Grupo Gestor, entregaram aos candidatos um plano de desenvolvimento para cidade e esperamos que o próximo prefeito tenha esse plano como guia para seu governo. Na sabatina pudemos conhecer quem está realmente preparado para atender aos nossos anseios. Não podemos nos furtar dessa responsabilidade de conhecer as propostas dos candidatos para eleger com consciência”, pontua Alexandra.

Cuidados

De acordo com o regulamento da sabatina, devido ao contexto atual de prevenção ao coronavírus, os presentes usaram máscara durante todo o evento e realizaram a higienização das mãos com álcool em gel 70%.

Foram disponibilizados dois microfones sem fio aos candidatos. Enquanto um estava em uso o outro era regularmente higienizado para o próximo utilizar em sua fala. Para o mediador da sabatina, um terceiro microfone ficou para seu uso exclusivo.

No palco foi respeitado o distanciamento entre os candidatos e entre os advogados que compuseram a comissão jurídica de apoio ao evento.

No auditório, que comporta mais de 400 pessoas, cadeiras foram isoladas, respeitando o distanciamento entre as pessoas e também, a quantidade máxima de participantes, de acordo com os protocolos sanitários.

Candidatos presentes

Os nove candidatos confirmaram, porém, registramos a ausência do Sargento Elton, que de acordo com sua assessoria, o candidato testou positivo para Covid-19, devendo manter distanciamento social até a sua recuperação.

Estiveram presentes os candidatos: Fabiano Tolentino (Cidadania), Galileu (MDB), Gleidson Azevedo (PSC), Iris Moreira (PSD), Laiz Soares (Solidariedade), Marquinho Clementino (Republicanos), Professora Maria Helena (PT) e Will Bueno (PP).

A comissão jurídica foi composta pelos advogados, da CDL, Tadeu Sant’Clair, da ACID, Guilherme Duarte e do Professor do Curso de Direito da Faculdade Pitágoras, Mhardoqueu França.

Participação

Acompanharam presencialmente o evento os diretores da CDL, Mônica Simões e José Luiz Seabra, o Presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Divicred, Uirias Geraldo de Sousa, o Superintendente da Prontomed, Edsongil dos Santos, a diretora da Faculdade Pitágoras, Debora Marinho, além de alguns assessores e vice candidatos a prefeito.

Sabatina completa

A sabatina completa está disponível no canal do Youtube da CDL Divinópolis. Confira:  https://youtu.be/9XcgefIktE8