Entidades solicitam abertura total do comércio de rua

Publicado em 3 de Junho de 2020.

Em ofício protocolado na prefeitura, representantes do setor sugerem abertura diária com horário reduzido

Entendidas do Grupo Gestor protocolaram na tarde desta quarta-feira (03/06), ofício na Prefeitura solicitando a abertura total do comércio de rua, colocando fim à alternância de dias. Solicitaram também, avaliação do processo para que estabelecimentos de alimentação fora do lar possam receber e atender clientes em seu interior, mediante condições de higiene e segurança alimentar e sanitária.

O pedido foi embasado nas considerações apresentadas pela Prefeitura no Decreto 13.799, de 03 de junho de 2020, que justifica a reabertura dos shoppings e galerias devido ao percentual de ocupação dos leitos inferior a 50% da capacidade, percentual que vem se mantendo desde a retomada do comércio.

Outro ponto ressaltado no ofício foi o trabalho que as entidades representativas vêm promovendo na cidade, com várias ações de conscientização dos comerciantes e da população em geral para adoção das medidas de prevenção contra a Covid-19.

Dentro dessa perspectiva, as entidades que assinam o ofício, consideram possível a reabertura total do comércio de rua, não sendo mais necessária a alternância de dias para o funcionamento das lojas.

O fato é que, funcionando em dias alternados, os empresários têm somente 12 a 13 dias úteis no mês, tornando inviável alcançar a sobrevivência da empresa. Em pesquisa realizada com 168 empresas de Divinópolis, 50% afirma ter risco real de encerrar atividade, caso permaneça o cenário de restrição. Sendo necessário o retorno integral das atividades para garantir empreendimentos e empregos na cidade.

As Entidades sugeriram ainda, a possibilidade de funcionamento diário em horário reduzido, para evitar aglomeração no transporte coletivo público.

Confira o ofício na íntegra.