“São vários os segmentos que favorecem a experiência de um cliente, e a personalização é um deles. Hoje, é difícil se destacar como marca frente a ampla concorrência existente, por isso, impactar consumidores visualmente é uma das maneiras de alcançar esse objetivo”, afirma Fábio Carvalho, que participou da Feira do Empreendedor de 2022 ontem (10), evento organizado pelo Sebrae.
Além de impactar o cliente, a personalização gera reconhecimento de marca, positivo ou negativo, e ainda postagens nas redes sociais dos clientes. “É um investimento barato, se comparado a outros, e que traz um excelente retorno”, exemplifica o diretor da Printi.
Segundo o especialista, são fatores que vão gerar uma experiência positiva no cliente:
- Ter um site otimizado;
- Colaboradores com instrução e treinamento para agilizar os processos;
- Dar voz aos clientes e atendê-los rapidamente, seja para retirada de dúvidas ou para resolução de problemas.
“A experiência positiva gera uma sensação no cliente de que ele é especial para aquela marca, e quando isso acontece a lembrança que guardam da marca é a melhor, o que se traduz em retorno futuro, ou seja, tornam-se um cliente recorrente”, explica Fábio Carvalho.
Uma boa experiência também traz outros benefícios:
- 75% dos clientes gastam mais onde possuem boas experiências;
- Os consumidores que saem satisfeitos de uma compra indicam a marca para outras pessoas;
- Com recorrência, indicações e reconhecimento, o número de vendas também é impulsionado.
“Quanto mais estratégias a sua marca tiver e quanto melhores forem para impactar positivamente a experiência do cliente, melhores irão ser os resultados do seu empreendimento no presente e também no futuro”, destaca o Diretor de Supply Chain da Printi. “Os concorrentes não estão perdendo tempo, não perca você também. Sua empresa depende disso”, acrescenta.