Fechamento de empresas registra retração e saldo no ano já é positivo

Publicado em 17 de Dezembro de 2020.

Dados apontam 58% de crescimento de abertura de empresas e 36% de queda no fechamento no mês novembro, em Divinópolis

Final do ano, após meses de pandemia, que ainda não acabou e mesmo com algumas incertezas no mercado econômico mundial, novembro fecha com saldo positivo na abertura de empresas em Divinópolis.

Relatório apresentado pelo Instituto Vitaltec à CDL Divinópolis, com base nos dados da Jucemg -  Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, aponta que neste ano, novembro foi o mês com o maior número de abertura de empresas, 82 e o menor número de fechamento, 41. Registrando 58% de crescimento na constituição de novas empresas e 36% de queda no fechamento, em novembro.

Pelo terceiro mês seguido, o número de empresas constituídas superou, consideravelmente, o número de empresas fechadas. Já outubro e novembro registram os menores números de empresas extintas em 2020.

De janeiro a novembro, Divinópolis registrou 629 empresas extintas contra 668 empresas abertas, resultando num saldo positivo de 39, no acumulado do ano. Porém, em comparação ao mesmo período de 2019, a cidade apresentou uma queda de 4% na constituição de novas empresa e um aumento de 18% no fechamento de firmas.

Para o presidente da CDL Divinópolis, Luiz Angelo, os dados apontam uma tendência de melhora no cenário econômico. “Avaliamos positivamente os dados, mostrando uma recuperação da economia na cidade. Mesmo que ainda tenhamos um saldo abaixo do ano passado, a recuperação está acontecendo, após todos os problemas que enfrentamos em 2020. Tivemos quatro meses consecutivos de saldo positivo, gerando também um saldo positivo no acumulado do ano. Os dados mostram que, com a abertura do comércio, um funcionamento próximo da normalidade, gera uma certeza, estabilidade e perspectiva, propicia uma certa segurança aos empresários e possibilidade de abertura ou expansão dos negócios”, avalia Luiz Angelo.

De acordo com dados do Ministério da Economia, neste ano, os segmentos que mais contribuíram para abertura de novos negócios na cidade foram: comércio varejista, obras de alvenaria, cabelereiros, manicures e pedicures, promoção de vendas e transportes rodoviários.

A tabela abaixo mostra que dentre as principais cidades de Minas Gerais, Divinópolis foi o município que apresentou o menor saldo acumulado de empresas constituídas em comparação ao número de empresas fechadas em 2020.

No estado, as cidades com os melhores saldos na abertura de novos negócios foram: Belo Horizonte com 5.254, Uberlândia, 1.141 e Contagem com 395. Considerando todas as principais cidade de Minas Gerais, também houve um saldo de empresas constituídas superior ao número de empresas fechadas, 25.282 e 16.930 unidades respectivamente, deve-se destacar que os dados da Jucemg não abrangem os MEIs.

Mais de 80% das empresas ativas no país são do comércio e prestadores de serviço

De acordo com o Ministério da Economia, no Brasil, em novembro de 2020 havia 19.744.641 empresas ativas, 202.040 a mais do que em outubro. Foram constituídas 297.810 e foram extintas 88.638, considerando todos os tipos de empresas, matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI).

A maior parte das empresas abertas pertence ao setor terciário da economia, relativas ao comércio e prestação de serviços, representando mais de 80% dos empreendimentos ativos no país, dentre as atividades destacam-se: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, promoção de vendas, cabeleireiros, manicure e pedicure.

Nota-se que nos últimos meses houve uma melhora importante na criação de novos negócios, a nível nacional, estadual e municipal. O que pode ser atribuída à reação das atividades econômicas de todos os setores da economia brasileira, com destaque para os setores comércio e serviços. No entanto, os valores acumulados no ano apontam que ainda será necessário um maior dinamismo da economia para equilibrar os danos econômicos gerados pela atual crise.