Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo é lançada em Belo Horizonte

Publicado em 10 de Agosto de 2023.

A deputada estadual Lud Falcão assume a presidência do grupo, que contará com o apoio da FCDL-MG, Sebrae Minas e da CDL/BH

Foi lançada na noite dessa terça-feira (08), na sede do Sebrae-Minas em Belo Horizonte, a Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo. A deputada estadual Lud Falcão (PODE) assume a presidência do grupo, que contará com o apoio da  Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), do Sebrae Minas e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), além dos 42 parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e de outras entidades e lideranças empresariais de todo o estado. A frente foi criada com o objetivo de formular políticas públicas e leis que contribuam para desburocratizar e desonerar os pequenos negócios.

Além de Lud Falcão e de representantes da FCDL Minas, Sebrae e CDLs mineiras, estiveram presentes no evento os deputados Antônio Carlos Arantes (PL), Leonídio Bouças (PSDB), Duarte Bechir (PSD) e Delegado Christiano Xavier (PSD), entre outras autoridades.

Bruno Falci, presidente da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e vice-presidente da FCDL Minas, que estava na cerimônia representando o presidente da Federação, Frank Sinatra, disse que a iniciativa será estratégica para favorecer os empreendimentos mineiros. “Todos nós que fazemos parte do setor produtivo mineiro temos muito a comemorar com o lançamento da frente. O projeto representa um grande avanço na defesa dos interesses das micro e pequenas empresas mineiras, que foram responsáveis por mais de 90% dos empregos no estado. A FCDL Minas está comprometida em ajudar no trabalho deste grupo, que certamente vai propor ações benéficas para os pequenos negócios”, disse.

O presidente do Sebrae Minas e da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, lembrou que as ações propostas pela nova frente serão importantes para o surgimento de novos empreendimentos. “Mais de 99% da força econômica no Brasil é representada pelos pequenos negócios. Em Minas, temos mais de 2,3 milhões de empreendimentos, entre microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (MPE), produtores rurais e artesãos. Cada um deles é uma centelha de criatividade, dedicação e inovação e representa boa parte da geração de empregos. No entanto, sabemos que o caminho do sucesso é árduo e repleto de desafios. A complexidade da legislação e as barreiras burocráticas sufocam a chama empreendedora. Por isso, é necessário um olhar especial dos parlamentares, em uma agenda conjunta, para alavancar o desenvolvimento desses negócios”, ressaltou.

Lud Falcão falou sobre a importância de estar à frente desse projeto que pode ajudar no desenvolvimento de Minas Gerais. “Quando falamos nos setores de comércio e serviços, lembramos que são responsáveis pela maioria das empresas do país, que geram renda e empregos. Hoje, em cada 10 pessoas na faixa etária de 18 a 64 anos, três são empreendedoras. Minas Gerais também é referência no número de pequenos negócios e sabemos da importância dessa união para ajudar a todos que querem empreender. Presidir a frente parlamentar é uma das ações mais significativas do meu mandato e não tenham dúvidas de que os parlamentares envolvidos estarão mobilizados para impulsionar o desenvolvimento e reduzir a mortalidade das pequenas empresas”, destacou.

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, 1º vice-presidente da ALMG, também comemorou o lançamento da frente em benefício dos pequenos negócios. “A união de parlamentares fará a diferença em favor do segmento. É fundamental que tenhamos ações para defender o interesse dos setores produtivos. Temos na ALMG vários projetos em tramitação que podem ajudar na transformação dessas empresas e essa frente é uma ferramenta importante para buscar mudanças e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

O secretário-executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha, destacou que os empreendimentos precisam de apoio e valorização. “O governo de Minas está comprometido com ações para promover a liberdade econômica e a desburocratização dos pequenos negócios. Mas sabemos que ainda é um desafio alinhar ações nas diferentes regiões do estado. O empreendedor precisa ter voz na assembleia e ser beneficiado por leis e decretos que simplifiquem a abertura de empresas. Que essas iniciativas possam significar mais desenvolvimento e tragam oportunidades para os empreendedores”, enalteceu.