Publicado em 10 de Agosto de 2022.
CDL Divinópolis orienta lojistas e prestadores de serviços de como participar de licitações e outras contratações públicas
Se você quer vender para a Prefeitura de Divinópolis, precisa entender o que é uma licitação, como participar de uma e como saber se sua empresa está apta para realizar essa tarefa.
Para ajudar o empresário, a CDL Divinópolis apresenta um passo a passo para orientar empresas interessadas em se tornar um fornecedor de produtos ou serviços do governo.
Quem pode vender?
Empresas e pessoas físicas podem vender ou prestar serviços ao governo. Para isso, é necessário se credenciar no SICAF, o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores.
O credenciamento pode ser feito pelo:
O SICAF é a porta de entrada para que fornecedores (empresas ou pessoas físicas) comecem a vender para os órgãos do governo. No SICAF também ficam registradas as ocorrências durante as execuções dos contratos celebrados com a Administração Pública.
Também é necessário se cadastrar no Compras.gov.br, que é a ferramenta de trabalho diário para empresas e pessoas físicas realizarem suas vendas para o governo. Ao entrar neste ambiente, o fornecedor acessa a “Área de trabalho”, local onde estão reunidas todas as ferramentas do sistema.
Tenha o aplicativo Compras.gov.br em seu celular
O aplicativo Compras.gov.br une fornecedores interessados em aumentar o seu faturamento e a administração pública em busca das melhores soluções de mercado.
Com o aplicativo é possível credenciar pessoa física ou jurídica no Sistema Unificado de Cadastro Fornecedores (SICAF) e receber notificações sobre os processos de contratações públicas que podem ser de seu interesse.
Baixe o APP Compras.gov.br, disponível nas plataformas iOS e Android, faça o seu credenciamento e comece a vender para o governo.
Como ter acesso aos editais de licitação da Prefeitura de Divinópolis
O assessor jurídico da CDL Divinópolis alerta sobre as exigências específicas de cada edital de licitação. “Apresentamos aqui os primeiros passos para o empresário se tornar um fornecedor da administração pública. Vale frisar que os requisitos podem variar conforme o edital específico. É importante ficar atento e em caso de dúvida, solicitar auxílio técnico”, alerta o advogado.
A CDL Divinópolis oferece apoio jurídico ao associado que queira iniciar aproveitar a oportunidade e se tornar um fornecedor da administração pública.
Com a Assessoria Jurídica Consultiva, o associado conta com o apoio do Escritório Tadeu Saint Clair Advocacia, para esclarecimentos e suporte sobre questões empresariais, societárias, tributárias, contratuais e trabalhistas.
A assessoria é destinada a todos os associados da CDL Divinópolis, independentemente do porte da empresa, basta entrar em contato pelo telefone (37) 99829-8509 e agendar o atendimento.
Links úteis:
Confira o passo a passo do credenciamento no Guia para Fornecedores um compilado feito pela Prefeitura de Divinópolis e o Manual de Como Acessar Editais do Município de Divinópolis.
O Governo Federal disponibiliza uma plataforma completa de capacitação, para empresas e cidadãos interessados em se tornarem fornecedores da Administração pública. https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/cursos-e-capacitacoes
Para Consultas de links que auxiliam gestores de compras, fornecedores e cidadãos obter dados e informações detalhadas de compras públicas e a sanar dúvidas: https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/consulta-detalhada
Canais da Prefeitura de Divinópolis para esclarecer dúvidas:
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.