Publicado em 30 de Setembro de 2025.
“Como viver com mais leveza em um mundo acelerado?”. Foi com essa pergunta que a escritora e jornalista Leila Ferreira emocionou o público no encerramento da Convenção Estadual Varejo 360º, dia 30 de setembro, em Poços de Caldas (MG).
“Como viver com mais leveza em um mundo acelerado?”. Foi com essa pergunta que a escritora e jornalista Leila Ferreira emocionou o público no encerramento da Convenção Estadual Varejo 360º, dia 30 de setembro, em Poços de Caldas (MG).
Leila destacou a importância das relações humanas, da gentileza e do bom humor, valores que aprendeu ainda na infância, em Araxá (MG), em uma casa simples e cheia de amor. Relembrou a mãe, que criou seis filhos mantendo a doçura nos pequenos rituais da vida: o café coado, a broa de fubá e as conversas em volta do fogão a lenha na cozinha simples, momentos de verdadeiro “olho no olho”. “Estamos engolindo a vida sem mastigar. Fala-se muito, mas conversa-se pouco. O maior presente que pais podem dar aos filhos é a conversa, guardar o celular e olhar nos olhos”, destacou.
Durante a apresentação, a palestrante adiantou histórias que estarão no próximo livro, “O nome disto é vida” (Editora Planeta), que será lançado em novembro, em Belo Horizonte (MG). Uma delas retrata a fala de um entrevistado que acolhe pessoas no fim da vida e relatou que, nos últimos momentos, muitos lamentam não ter mais tempo para passar com os filhos ou para serem pessoas melhores ou ainda para pediram perdão a quem magoaram.
Para a escritora, vivemos tempos de prioridades invertidas: “Estamos cada vez mais pesados por dentro, raivosos, estressados e buscando uma felicidade irreal nas coisas e não nas relações humanas. Trocamos os almoços de domingo em família por agendas cheias e relações cada vez mais individualistas. Conflitos em casa ou no trabalho envenenam a vida.”
A jornalista ressaltou que gentileza e bom humor são atitudes essenciais para manter ambientes saudáveis. “Grosseria contamina as relações. Onde a grosseria prevalece, o ambiente adoece. O que é a vida, afinal? É a soma dos relacionamentos que cultivamos.”
Compartilhou ainda sua experiência pessoal com depressão e crises de pânico, destacando que isso não a tornou uma pessoa mal-humorada. “Quando não estamos bem, pedimos ajuda. O que não podemos é castigar os outros com os nossos problemas.”
Com humor, criticou o ritmo frenético da sociedade. Contou sobre um velório drive-thru nos EUA e o speed yoga em Londres como exemplos do absurdo de não “perder tempo” nem em momentos que pedem pausa e reflexão.
Para fechar a palestra, convidou a plateia, com muitas pessoas emocionadas, a subir ao palco para dançar ao som da música “Viva La Vida”, da banda britânica Coldplay. O público certamente saiu do auditório inspirado a cultivar mais afeto e leveza no dia a dia.
Aproveite a inspiração da palestra e acesse a música que embalou esse momento: Coldplay – Viva La Vida (Official Video).
Saiba mais sobre Leila Ferreira no perfil dela no Instagram @leilaferreirareal
Fonte: FCDL-MG
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.