Lojas do comércio geral estarão fechadas nos próximos feriados


Publicado em 15 de Abril de 2026.

Funcionamento permitido, no dia 21 de abril, somente para o comércio varejista de gênero alimentícios e lojas do shopping Pátio

A CDL Divinópolis informa aos empresários e trabalhadores do comércio local como será o funcionamento das atividades nos próximos feriados, conforme estabelecido nas Convenções Coletivas de Trabalho firmadas entre o sindicato patronal e o sindicato dos empregados.

Feriado de 21 de abril – Tiradentes

De acordo com os instrumentos coletivos assinados, o funcionamento do comércio será restrito a segmentos específicos.

Está autorizado o funcionamento apenas para:

  • Empresas do comércio varejista com predominância de gêneros alimentícios;
  • Estabelecimentos do Shopping Pátio Divinópolis, desde que devidamente regularizados e autorizados conforme as normas vigentes.

Para as lojas do comércio em geral, o trabalho no feriado não é permitido, salvo em casos específicos previstos em convenção ou quando não houver utilização de mão de obra de empregados.

As convenções também estabelecem regras para a jornada de trabalho:

  • Supermercados e gêneros alimentícios: até 8 horas, com intervalo mínimo de 1 hora;
  • Shopping Pátio Divinópolis: jornada de 6 horas, com intervalo mínimo de 15 minutos;
  • Não é permitida a realização de horas extras.

Os trabalhadores convocados terão direito a gratificação pelo trabalho no feriado e folga compensatória em até 60 dias

 

Autorização para funcionamento no feriado

As empresas que desejarem funcionar no dia 21 de abril devem solicitar o Certificado para Trabalho em Feriado junto ao sindicato patronal, conforme exigências da Convenção Coletiva.

A CDL orienta que os empresários realizem a solicitação com antecedência, garantindo segurança jurídica e evitando penalidades pelo descumprimento das normas.

O pedido pode ser feito pelo e-mail sincomerciodivinopolis1@gmail.com ou pelos telefones (37) 9 9873-4466 e (37) 9 9819-2621

 

Feriado de 1º de maio – Dia do Trabalhador

Para o dia 1º de maio, a CDL informa que, conforme a Convenção Coletiva, não é permitido o funcionamento do comércio com utilização de mão de obra de empregados, inclusive para os segmentos autorizados no feriado anterior.

 

Confira o texto na íntera das Conveções Coletivas:

CCT- FERIADO DE 21 04 26 - SHOPPING PÁTIO

CCT - FERIADO DE 21 04 26 - GÊNERO ALIMENTICIO

 

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis