Lojistas devem garantir atendimento prioritário às pessoas com deficiência oculta


Publicado em 19 de Setembro de 2024.

CDL Divinópolis destaca a importância do cordão de girassol para inclusão e respeito

A CDL Divinópolis orienta seus associados e não associados sobre o cumprimento das normas legais que instituem o atendimento prioritário e humanizado às pessoas com deficiência oculta e fibromialgia.

Com base na Lei Federal nº 14.624/23 e nas Leis Municipais nº 8.748/ 20 e n°9.186/23, o uso do cordão de girassol garante que uma pessoa com deficiência oculta seja identificada para receber tratamento prioritário em estabelecimentos como supermercados, farmácias, bancos, bares, restaurantes, lojas e demais locais de atendimento ao público. 

As deficiências ocultas são condições que afetam mental, intelectual ou sensorialmente a pessoa, limitando sua participação plena e efetiva na sociedade.

 

A legislação inclui, mas não limita, as deficiências ocultas:

  • Doenças mentais: depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia;

  • Desordens do neurodesenvolvimento: autismo, TDAH, dislexia;

  • Doenças crônicas: diabetes, fibromialgia, síndrome da fadiga crônica;

  • Deficiências auditivas e visuais: perda auditiva parcial ou total, baixa visão, daltonismo;

  • Doenças autoimunes: artrite reumatóide, lúpus, esclerose múltipla;

  • Transtornos alimentares : anorexia nervosa, bulimia, compulsão alimentar.

Portanto, fica assegurado que repartições públicas e estabelecimentos privados devem oferecer atendimento prioritário e individualizado para pessoas portadoras do cordão de girassol, respeitando seu direito a um tratamento digno. Caso necessário, os estabelecimentos poderão solicitar um documento comprobatório de deficiência oculta.

Para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é permitido o uso do Cordão de Quebra-Cabeças, composto por peças coloridas nas cores azul, vermelho e amarelo, conforme Lei nº 9.306/23.

 

Emissão da Carteirinha de Fibromialgia

Para facilitar o acesso ao atendimento prioritário, os portadores de fibromialgia podem emitir uma carteirinha através do link: http://177.69.246.151/portal/servicos/saude/fibromialgia/ , mediante cadastro e envio da documentação.

A CDL entende que garantir atendimento prioritário para pessoas com deficiência oculta vai além de uma obrigação legal. É um compromisso das empresas com a responsabilidade social. 

Ao oferecer atendimento humanizado e diferenciado, os estabelecimentos demonstram respeito às necessidades de grupos vulneráveis, promovendo inclusão e acessibilidade. Isso não só agrega valor à imagem da empresa diante dos consumidores, como também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde todos tenham a oportunidade de participação plena.

 

Palestra abordará responsabilidade social nas empresas

Garantir o atendimento prioritário às pessoas com necessidades especiais, é também abraçar a responsabilidade social.

Para debater o tema, a CDL Divinópolis realizará no dia 04/10 o próximo Conexão Varejo, com a palestra de Carlos Alexandre Vieira sobre a importância da responsabilidade social nas empresas. A palestra é uma oportunidade de capacitação para empresários transformarem suas empresas com ações de impacto social positivo.

Para participar é preciso realizar a inscrição pelo link no Sympla e no dia do evento levar 1 kg de alimento não perecível para doação.

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