Minas Gerais é o terceiro estado com mais MEIs no país

Publicado em 23 de Janeiro de 2023.

Minas Gerais encerrou 2022 com mais de 1,629 milhão de microempreendedores individuais (MEIs) ativos. O número mostra que a taxa de crescimento de formalizações no Estado ficou em 10,1% no ano passado, uma vez que em 2021 eram 1,479 milhão de MEIs ativos. Apesar de positivo, o ritmo de crescimento desacelerou nos últimos anos, resultado da melhora do mercado de trabalho, da mudança de MEIs para outras faixas no regime tributário e da baixa e exclusão de empresas do MEI.

Mesmo com o saldo menor, Minas Gerais se manteve na 3ª posição entre os estados do Brasil com mais microempreendedores individuais do País, ficando atrás somente de São Paulo e do Rio de Janeiro. De acordo com os dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), com o resultado, o Estado registrou um saldo positivo de 149.755 MEIs em 2022, volume que caiu 25,9% frente a 2021, quando o saldo era de 201.969.

Assim como em Minas Gerais, a procura pela formalização empresarial por meio do registro de MEI também desacelerou no último ano no País. O saldo de formalizações no Brasil caiu 22%, saindo de 1,967 milhão em 2021 para 1,535 milhão em 2022.

A analista do Sebrae Minas, Laurana Viana, explica que mesmo com a variação negativa no saldo de MEIs, não é possível afirmar que houve menos formalização em 2022.

“O saldo é resultado das aberturas menos as exclusões e baixas. No caso das exclusões, têm as empresas que foram retiradas por faltas, débitos com a Receita e também as que mudaram de faixa de tributação”.

Ainda segundo Laurana, um dos fatores que impactou no saldo de MEIs é o aumento dos empregos formais.

“De 2021 para 2022 houve uma retomada do mercado formal com mais vagas de empregos abertas. Sempre observamos que quando se tem mais oferta de empregos o MEI  acaba caindo, porque as pessoas, muitas vezes, preferem o emprego de carteira assinada”.

Em 2022, também houve migração de empresas do MEI para outros regimes tributários, o que pode ocorrer com o crescimento da empresa.

Serviços lidera

Entre os setores, os com maior saldo em 2022 foram os de Serviços (84.428), Comércio (29.623) e Indústria (19.120).

Os segmentos que lideram o ranking de atividades mais formalizadas em Minas Gerais nos últimos três anos permanecem. As principais atividades que representam o maior número de MEIs são os cabeleireiros, manicure e pedicure (122.094), comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (109.426), obras de alvenaria (87.850), promoção de vendas (63.931) e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (41.881).

Já as atividades que apresentaram maior taxa de crescimento no Estado, considerando aquelas com mais de 500 MEIs, são os serviços de tratamento e revestimento em metais (138,7%), serviços de malote não realizados pelo correio nacional (80,1%), recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores (58,3%) e transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional (55%).

Para 2023, a estimativa é que o saldo de MEIs se mantenha positivo. “Se pegarmos o histórico dos últimos cinco anos, a tendência é manter o saldo positivo. A maioria das pessoas, no que se refere à abertura de empresas, sempre busca a forma simples e que exige um baixo valor de investimento e o MEI atende essa demanda”.

pag05f2-1

Fonte: Diário do Comércio