Modernização da Jucemg beneficia o empreendedor mineiro

Publicado em 11 de Janeiro de 2023.

O governador Romeu Zema visitou, na sexta-feira (6/1), a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) para conhecer o balanço dos trabalhos nos últimos quatro anos. Os números foram apresentados pelo presidente da autarquia, Bruno Falci.

Nos últimos exercícios a Jucemg conseguiu aumentar a receita sem reajustar as tarifas dos serviços, além de diminuir as despesas. Em 2018, o faturamento da Junta foi de R$ 60,8 milhões, contra R$ 76,4 milhões em 2022, um crescimento de 25,65%.

“Isso demonstra que a sua gestão, governador, resgatou o ambiente de negócios em Minas. De janeiro a novembro do ano passado foram abertos 77.716 empreendimentos em Minas. Em 2018, a Jucemg registrou a formalização de 46.730 empreendimentos”, disse.

Já as despesas registraram queda de 26%, passando de R$ 37,7 milhões, em 2018, para 27,9 milhões neste ano. A mudança de sede, em junho de 2021, por exemplo, da Rua Sergipe para Avenida Augusto de Lima, na capital mineira, reduziu custos de aluguel e de manutenção do prédio. O resultado é uma economia de mais de R$ 540 mil ao ano.

“O superávit das contas é consequência do trabalho para equilibrar as contas. Daí o saldo de R$ 48,5 milhões”, explicou.

O tempo médio de abertura do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) foi outro ganho para o empreendedor. Em 2019, eram gastos 90,9 horas para abrir uma empresa. No final de 2022 o tempo registrado foi de 29,5 horas.

Eficiência

Ao final da visita, o govenador mostrou-se satisfeito com a maior eficiência e produtividade da Jucemg. “Desde 2019 houve redução do tempo de atendimento e um caixa superavitário, mesmo com o congelamento dos preços das tarifas. Isso para quem trabalha e produz é muito positivo. É apenas o início do trabalho de modernização da Junta”, disse.

Zema enfatizou a notoriedade e o reconhecimento da instituição que completará neste ano 130 anos. “É um órgão que nos dá orgulho, porque é referência em todo o Brasil. Por onde eu passo a Junta é elogiada. Parabéns a toda a equipe”, ressaltou.

Outras entregas

Dentre as entregas da autarquia entre 2019 e 2022, destaca-se a expansão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócio (Redesim). Foi ampliado o número de prefeituras integradas ao sistema, passando de 224 municípios para 422, com 198 novos acordos firmados.

O sistema permite cumprir todas as etapas para a abertura de negócios em um local único, pela internet, o que confere rapidez e segurança ao processo.

Outra vantagem é o Licenciamento Sanitário Simplificado. Atualmente, 105 municípios utilizam a ferramenta para a emissão de Alvará Sanitário Municipal no sistema da Jucemg. O convênio com a Secretaria de Estado de Saúde foi firmado em 2019.

Em 2022, também foi concluída a integração da Jucemg com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para compartilhamento de dados de registro e licenciamento. Também estão integrados ao Sistema o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O presidente da Jucemg, Bruno Falci, é também um dos vice-presidentes da FCDL-MG. Na opinião do presidente da entidade, Frank Sinatra, Falci é um líder que faz a diferença, sempre com muita visão e simplicidade. “Mesmo com todos os desafios inerentes ao cargo, Bruno Falci vem dando um show de gestão na Jucemg. Precisamos de mais dirigentes assim, em todas as esferas governamentais”, afirma Sinatra.

Com informações da Agência Minas