Justiça de MG determina que cidades fora do plano de flexibilização do estado devem cumprir normas de isolamento social


Publicado em 10 de Julho de 2020.

Consultor Jurídico da CDL esclarece determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou nesta quinta-feira (9) que os municípios que não aderiram ao plano de flexibilização do governo estadual, o "Minas Consciente", cumpram normas de isolamento social enquanto perdurar o decreto de calamidade pública imposto pela pandemia de coronavírus.

Diante das diversas informações desencontradas sobre a decisão Tribunal, circulou pela cidade a notícia da possibilidade de fechamento do comércio. Cabe esclarecer que Divinópolis está seguindo protocolos sanitários e medidas de isolamento social previstos na “Matriz de Risco” elaborada pela Prefeitura, e se encontra em uma fase mais avançada de flexibilização das atividades empresariais. 

O Consultor Jurídico da CDL, Tadeu Saint’Clair, esclarece que a decisão do Tribunal de Justiça não obriga o município de Divinópolis a aderir ao plano “Minas Consciente”, nem trará mudanças ao cenário atual na cidade. 

“A medida afeta municípios mineiros que possuem liminares ou atos normativos que suspendem a aplicabilidade de regras de distanciamento social, no entanto, cabe aguardar qual será a interpretação do Município de Divinópolis diante da determinação”, conclui.

No momento não há probabilidade de fechamento ou restrição do comércio, caso ocorra, a informação será amplamente divulgada. O momento é delicado, é preciso atenção e cuidado! Antes de compartilhar qualquer informação deve-se averiguar a veracidade da notícia.


Comércio Seguro

Nesta quinta-feira (9), o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 emitiu um alerta à população de Divinópolis. Segundo os dados dos últimos boletins municipais as contaminações apresentam índices de crescimento rápido e indicam que, se não forem instituídas mudanças no comportamento da população, poderá ser necessário o recuo na flexibilização das atividades econômicas.

Para manter o comércio funcionando é fundamental o comprometimento de todos, comércio, indústria, prestadores de serviço, poder público e população quanto à adoção das medidas de segurança sanitária. É preciso que todos colaborarem e sigam rigorosamente as medidas amplamente divulgadas. 
 
Pensando nesse novo cenário a CDL Divinópolis lançou na última quarta-feira (08) a campanha Comércio Seguro, orientando lojistas quanto aos protocolos de segurança e medidas de prevenção à COVID-19.

A iniciativa pretende valorizar lojistas e prestadores de serviços preocupados em seguir corretamente as medidas de prevenção ao novo coronavírus, mostrar que o comércio valoriza a vida através do cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção à COVID-19 e estimular o consumidor a priorizar os estabelecimentos que tenham o selo Comércio Seguro.

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis