Em um negócio, contar com o apoio e suporte dos familiares pode ajudar a enfrentar as adversidades e seguir em busca dos objetivos. Mas eles também podem atuar dentro do negócio!
De acordo com dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), empresas familiares representam 90% dos empreendimentos do Brasil. Muitos se perguntam: é uma boa ideia misturar família e negócios? A resposta é sim! Mas, é claro, precisa ter muito cuidado.
Compõe esse percentual em Divinópolis, algumas empresas familiares que são referência no comércio e com décadas de atuação, como Pioneiro Utilidades, Bazar 70, Grupo Divinópolis Calçados, Duarte Enxovais, Grupo Reivax, Sandra Enxovais, Gemaquinas e a Eletro Musical, dentre tantas outras.
Para Marise Aquino, gerente administrativo da Eletro Musical, que divide a gestão dos negócios com o pai, Petrônio Aquino, o trabalho em família é desafiador. "Quando se fala das adversidades de trabalhar em família há muitos desafios, mas com foco e boa gestão o futuro é promissor”, avalia.
Marise acredita que, é preciso aproveitar a experiência daqueles que já estão anos na empresa para a tomada de decisão. “É fundamental respeitar o legado que nos trouxe até aqui e com inteligência buscar aprimorar e inovar”.
Para quem está pensando em abrir o próprio negócio em família, seguem algumas dicas importantes, confira:
- Separar o pessoal do profissional
Quando se fala em sociedade entre parentes, muitos já imaginam que por conta da intimidade a relação é a melhor possível, mas é importante separar as questões familiares e pessoais das questões profissionais para evitar discussões, desgaste na relação e até mesmo prejuízos financeiros.
- Encontrar interesses em comum
Para ser bem sucedido e trabalhar com prazer, é fundamental buscar empreender em uma área que ambos tenham interesse, pois se alguém acaba embarcando no negócio apenas por empolgação, com o tempo pode acabar desistindo da sociedade para fundar outro negócio.
Nada de tomar decisões sem consultar o sócio. Embora seja alguém da família, é importante sempre compartilhar ideias, e antes de tomar qualquer decisão, é imprescindível conversar para evitar atritos.
- Separar as hierarquias familiares
Desde pequeno, crescemos ouvindo que os irmãos mais velhos precisam ser mais responsáveis e os mais novos precisam obedecer ao que eles dizem. Mas isso não se aplica aos negócios, ou seja, antes de abrir a sociedade, é preciso chegar a um acordo e separar detalhadamente as responsabilidades de cada um.
Sabemos que cada irmão tem suas particularidades e preferências, e com a conivência no dia a dia isso fica ainda mais evidente. Portanto, é importante tirar proveito das diferenças e dos talentos individuais para conseguir novas ideias, fazer o negócio prosperar e dar certo.
Com informações da Varejo S.A