O que os profissionais do mundo estão aprendendo?


Publicado em 26 de Maio de 2022.

Confira quais são os cursos digitais mais procurados pelos trabalhadores e a importância deles na rotina corporativa

Ao longo dos anos, diversas esferas sociais passaram por modificações e adaptações. A forma de viver e trabalhar já não é a mesma que era na década passada. Em muitos casos, não é a mesma de dois anos atrás, por causa da pandemia.

Conforme essas mudanças foram ocorrendo, o comportamento e as práticas dos indivíduos também se reformularam, principalmente em relação ao campo profissional.

Novas informações, ideias e conhecimentos surgiram no mundo corporativo, e para não ficar na “lanterninha”, milhares de colaboradores tiveram que correr atrás de tais novidades.

 

Conteúdos que estão em alta em 2022

De acordo com o Global Workplace Learning Index, relatório trimestral montado pela plataforma de ensino online Udemy, no primeiro trimestre de 2022, os cursos digitais mais procurados pelos trabalhadores do mundo todo foram voltados para o aprendizado de habilidades tecnológicas e de power skills, conhecidas também como soft skills (habilidades comportamentais).

Em relação às competências de tecnologia, o principal ensinamento pesquisado pelos usuários – com mais de 450% de aumento em relação ao quarto trimestre de 2021 – foi sobre aplicativos descentralizados para blockchain.

Por sua vez, os cursos mais explorados de power skills foram sobre eficiência e sucesso pessoal, com um crescimento respectivo de 98% e 92% em relação ao quarto trimestre de 2021.

Além disso, a pesquisa também destacou quais temáticas do meio corporativo mais cresceram no Brasil nos últimos tempos. E em primeiro lugar – com uma adição de 201% em referência ao quarto trimestre de 2021 – temos os cursos sobre infraestrutura de redes.

Já a segunda e a terceira posição – com um aumento respectivo de 143% e 122% em relação ao quarto trimestre de 2021 – vão para os cursos sobre certificação de TI Cisco CCNA e sistema operacional Linux.

 

Entenda melhor cada tema

Para compreender melhor o que as temáticas mais procuradas oferecem, a seguir há uma breve explicação sobre todas elas. Confira:

 

Aplicativos descentralizados para blockchain

Como dito anteriormente, cursos voltados para aplicativos descentralizados para blockchain são os que mais se destacam na rede de ensino digital. Tais ferramentas são fundamentais no dia a dia de várias empresas, principalmente aquelas que lidam com o ramo financeiro.

Para explicar um pouco melhor, os programas descentralizados, também conhecidos como dApps, são aqueles que têm código aberto e funcionam de forma autônoma, sem que haja uma entidade específica no controle. As informações inseridas no aplicativo são armazenadas em blockchain e protegidas por criptografia.
Dois grandes exemplos de dApps são o Bitcoin e o Ethereum. Ambas as plataformas utilizam do sistema descentralizado, sobretudo, para o fechamento de contratos seguros e sigilosos.

 

Eficiência

Por sua vez, os conteúdos sobre eficiência abordam uma área voltada para o alinhamento entre produtividade, gestão, foco de execução e propósito. Nesses cursos, os usuários encontram ensinamentos que visam otimizar decisões do dia a dia, gerenciar o tempo, lidar com a preocupação em excesso, aprender a dizer não, aplicar a concepção de foco, entender a fundo o que significa ser produtivo e saber como priorizar as atividades mais importantes.

 

Sucesso pessoal

Já os conteúdos sobre sucesso pessoal são divididos em diversos cursos, como “Inteligência Emocional e Espiritual para o Sucesso Pessoal”, “A Matriz do Sucesso”, Eu Comprometido Motivacional: Sucesso Pessoal e Profissional” e “Hipnoterapia: A Chave da Hipnose no Sucesso Pessoal”.

Apesar de apresentarem características diferentes, todos esses ensinamentos têm um ponto em comum: a busca pelo êxito particular. Em sua maioria, eles abordam diretrizes referentes ao autoconhecimento, a essência da comunicação e a resolução de questionamentos.

 

Infraestrutura de redes

Em relação aos conteúdos de infraestrutura de redes, o curso “Arquitetura de Redes” foi o que mais se destacou na busca dos usuários.

Ao abordar sobre os princípios do funcionamento de redes, transmissão, modificação e modulação de dados, topologias de redes, equipamentos de redes, virtualização, análise de questões de concursos públicos, números binários, protocolos de rede, cabos de rede, redes Wi-Fi, segurança de redes, entre muitas outras temáticas, as aulas desse projeto se tornaram ideal para uma formação completa e objetiva.

 

Certificação de TI Cisco CCNA

Quando o assunto é certificação de TI, o curso de “Cisco CCNA Data Center”, por sua vez, foi o que mais se destacou na busca dos usuários.

Dentro do projeto, os trabalhadores da área podem aprender a configurar, verificar e solucionar problemas de Switch com VLANs e comunicações Inter-Switch, e a implementar um esquema de endereçamento de IP.

Além disso, os conteúdos da aula também demonstram como descrever e verificar serviços de Virtualização de Data Center, Cisco Unified Fabric, Data Center Cisco e Storage Networking Cisco.

 

Sistema operacional Linux

Por último, mas não menos importante, temos o curso de “Aprendendo Terminal Linux: Pondo a Mão na Massa” como o mais procurado pelos usuários dentro dos conteúdos sobre o sistema operacional Linux.

Tais aulas têm como principal objetivo fornecer conhecimentos sobre a manipulação de arquivos de texto no Linux, a criação e remoção de diretórios do sistema, a extração de informação em um arquivo com milhares de linhas, entre muitos outros temas.

 

Os motivos que levam a essas buscas

Como citado no início do texto, devido às atuais mudanças nas estruturas corporativas, os funcionários precisaram sair da sua “zona de conforto” e buscar outros conhecimentos. Hoje em dia, não basta apenas falar inglês ou saber utilizar os programas do pacote Office, é preciso ir muito além nas habilidades profissionais.

Contudo, uma dúvida que fica no ar é: por que os cursos de tecnologia e power skills foram os mais procurados? Bom, em primeiro lugar, diversos setores da área tecnológica estão em alta no mercado de trabalho.

De acordo com um levantamento realizado pela startup de consultoria GeekHunter, em 2020, o número de vagas abertas no setor de TI cresceu 310% em relação ao ano anterior. Logo, o investimento em projetos de tecnologia se torna essencial para que diversas pessoas consigam obter informações sobre essa vertente institucional que não para de crescer.

Em segundo e último lugar, os cursos sobre power skills estão em alta porque a valorização dos atributos pessoais dos funcionários se tornou uma tendência em milhares de empresas.

Uma pesquisa realizada pela instituição ManpowerGroup, com 26 mil empregadores em 43 países diferentes, aponta que um terço deles está investindo o seu capital em treinamentos de habilidades comportamentais para seus contratados, mostrando assim que os indivíduos e suas diferentes competências importam para o mundo corporativo.

 

Fonte: Consumidor Moderno

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Consumidores: 2ª à 6ª feiras de 8h às 14h00.
Associados: 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h30.

Logo CDL Divinópolis