Publicado em 17 de Novembro de 2016.
Por: Leandro Munhoz Moreira
Nada melhor que o Natal para aumentar as vendas (e as comissões), conquistar novos clientes e começar o ano novo com o pé direito, certo? O grande problema é que muitos profissionais cometem “pequenos” erros e acabam não aproveitando o momento da forma correta. No artigo de hoje, vamos conversar sobre os 15 maiores erros em vendas no Natal!
A Relação de Vendas e o Natal:
Nas épocas natalinas, todos os clientes ficam mais tranquilos, relaxados e propensos a gastar mais. As vendas aumentam porque o impulso, ou seja, a vontade de comprar é muito grande, gerando uma demanda que você, amigo leitor, vai atender!
Os Principais Erros:
Analisando diversos amigos que trabalham com vendas no varejo, pude listar 15 erros que são cometidos constantemente, atrapalhando o processo comercial e, muitas vezes, fazendo com que o cliente não compre!
Erro 1 – Falta de Planejamento
Planejamento é fundamental! Analise o histórico de vendas da sua empresa (e o seu, claro) no mesmo período do ano passado e prepare-se para crescer profissionalmente. Somente com informação você pode planejar ações que resultem em aumento de vendas.
Erro 2 – Não estar Comprometido com a Empresa
Acredito que não estar comprometido com a empresa seja sinônimo de egoísmo. Analise sua empresa com carinho e atenção.
O que ela precisa vender mais ou entender qual produto ou serviço dá mais margem, por exemplo? Comprometer-se com a empresa é assumir a responsabilidade pelos resultados!
Erro 3 – Não Definir Metas de Vendas para o Natal
Dentro do seu planejamento (erro 1), estabeleça metas de vendas para você ou para sua equipe. Somente com um número a frente os profissionais de vendas conseguem ter parâmetros para saber o que está bom e o que não está!
Erro 4 – Não focar o MIX de Produtos
Vendedor competente é aquele que trabalha o mix de produtos e não apenas vende o que o cliente quer comprar. Se você trabalha com tecnologia, venda a garantia estendida do produto. Trabalha com sapatos masculinos? Venda o cinto e as meias que combinam com o modelo que o seu cliente está comprando! Entendeu?
Erro 5 – Não Criar Promoções
O brasileiro adora promoções! Crie combos de produtos adicionais e que agreguem valor ao cliente e lucratividade a sua empresa. Desenvolva mecanismos que funcionaram como alavanca de vendas como, por exemplo, kits prontos e já embalados para presente.
Erro 6 – Não criar Campanhas Internas de Vendas
Se você é gerente ou coordenador de uma equipe comercial, sabe que é muito importante criar estímulos para os vendedores baterem a meta. Faça promoções por linha de produtos, por faturamento e/ou lucratividade da sua empresa!
Erro 7 – Não Ajudar o Cliente a Comprar!
Pode parecer redundante, mas é algo que eu vejo acontecer MUITO! Os vendedores estão preocupados com o que ocorre em volta, menos com o que acontece com o cliente. Ou pior, atendem 2 ou 3 clientes ao mesmo tempo!
Ajudar o cliente a comprar é prover a SOLUÇÃO para o problema dele. Se ele quer um tênis de corrida, entenda tudo sobre o assunto e ajude ele a comprar a melhor opção que existe na sua loja!
Erro 8 – Não Estimular a Antecipação de Compras por Parte de Clientes
Se o cliente já está na sua loja, porque não ajuda-lo a comprar outros produtos para dar de presente? Sempre pergunte ao cliente: “posso ajudar você a escolher outro presente?” e veja suas vendas serem turbinadas!
Erro 9 – Não usar as Redes Sociais para Vender mais
Usar as redes sociais é fundamental para avisar os clientes sobre as novidades da sua empresa e, principalmente, para reforçar que eles devem procurar você. Use as redes sociais para mostrar dicas sobre seu mercado e sempre mantenha contato com os clientes.
Erro 10 – Não utilizar o Email-marketing para Vender Mais
Se você possui o hábito de pegar os dados dos clientes, essa é a hora de enviar um bom email-marketing para estimular que seus clientes comprem seus produtos!
Erro 11 – Não estar Preparado para o Fluxo de Clientes
O Natal é a data comercial em que os shoppings e centros comerciais registram maior frequência de clientes. Não estar preparado para atender essa demanda, ou seja, com estoques baixos, poucos profissionais (vendas, embalagem, caixa, etc) é um dos principais erros cometidos pelos comércios.
Erro 12 – Não ter Agilidade
Ninguém gosta de vendedor lento, certo? Ainda mais em uma época corrida, em que você precisa fazer diversas tarefas em um curto espaço de tempo. Economizar o tempo do cliente é uma excelente forma de vender mais, acredite!
Erro 13 – Não Cadastrar os Clientes Novos
Você fechou inúmeras vendas e…. Não sabe pra quem! É muito comum isso acontecer, mas um profissional de vendas de sucesso aproveita os minutos finais da venda para anotar os dados do cliente e manter contato com ele.
Erro 14 – Não fazer Pós-venda
Exatamente por não ter os dados do cliente (erro 13), não conseguem fazer um pós-venda, iniciando uma nova conversa e, porque não, uma nova venda! Lembre-se que o segredo do relacionamento em vendas é sempre manter contato com o cliente, estimulando a compra!
Erro 15 – Não Fazer um Comparativo
Lembra-se do planejamento? Lembra-se das análises com relação às vendas do ano anterior? É fundamental que você, amigo leitor, pegue as informações do “antes” e compare com os resultados do “hoje”!
Bater a meta é muito bom, mas saber para onde está indo, como está indo e porque está indo é fundamental para um crescimento contínuo e prolongado na profissão de vendas!
Boas vendas!
Fonte: www.supervendedores.com.br
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