Outubro Rosa nas empresas: como conscientizar os colaboradores?


Publicado em 26 de Outubro de 2021.

Quer saber quais ações efetivas você pode adotar para marcar essa data? Confira as dicas que preparamos para você aplicar na sua empresa.

O mês de outubro já virou referência quando o assunto é a prevenção do câncer de mama. Assim, o Outubro Rosa nas empresas é a oportunidade de dar destaque para essa questão, especialmente no que diz respeito à conscientização dos colaboradores sobre a doença. As organizações têm um papel fundamental nessa questão, visto que, quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, a taxa de cura chega a 95%.

Afinal, esse é o tipo de tumor mais comum entre a população feminina, sendo que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2020, surgirão 66.280 novos casos. A ideia do movimento é elevar as taxas de diagnóstico precoce e, consequentemente, as chances de cura.

Quer saber quais ações efetivas você pode adotar para marcar essa data? Confira as dicas que preparamos para você aplicar na sua empresa.

 

Qual a importância do Outubro Rosa nas empresas?

O Outubro Rosa nas empresas é essencial para conscientizar sobre a saúde da mulher, especialmente sobre a importância da realização periódica de exames preventivos, como o autoexame das mamas e a mamografia.

Além disso, as ações de promoção de saúde das empresas promovem o bem-estar no ambiente de trabalho, a autoestima do trabalhador, além de reduzir as faltas e afastamentos e melhorar a produtividade.

 

Como conscientizar os colaboradores?

Realize palestras com profissionais

Convide médicos e especialistas para ministrar palestras presenciais ou on-line que expliquem sobre o câncer de mama, seus tipos e diferentes características, sintomas, formas de diagnóstico e principais fatores de risco, como:

  • histórico familiar da doença;
  • sobrepeso;
  • sedentarismo;
  • aspectos genéticos;
  • consumo exagerado de bebida alcoólica.

É uma maneira interativa de focar na prevenção. Além disso, os colaboradores podem tirar as dúvidas e, assim, alertar também familiares, amigos e outras pessoas próximas.

 

Insira o tema nos informativos

Outro jeito é trazer a questão do câncer de mama à tona por meio de informativos em papel, por e-mail e também utilizando as páginas das redes sociais da empresa, possibilitando que as equipes compartilhem os posts, alcançando um número maior de pessoas.

São materiais que os colaboradores podem ler com calma para entender mais sobre o câncer de mama e se conscientizar sobre a importância de manter um estilo de vida saudável e a necessidade de realizar os exames preventivos de forma periódica.

De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com hábitos saudáveis como:

  • alimentação equilibrada;
  • prática regular de exercício físico;
  • manutenção do peso adequado;
  • redução do consumo de bebida alcoólica.

 

Promova o dia casual rosa

Uma medida para o Outubro Rosa nas empresas é escolher um dia de outubro para que todos os profissionais vistam uma peça de roupa rosa para simbolizar a campanha. Com essa ação, é possível engajar as equipes para a causa, dando visibilidade para o movimento.

Além de mostrar a preocupação da organização com essa campanha de prevenção, o casual rosa demonstra que a organização é focada na saúde do colaborador, o que vai, inclusive, melhorar sua imagem junto ao público externo.

 

Incentive a realização de exames

Por último, uma ação eficaz é incentivar que as colaboradoras realizem os exames preventivos, como o autoexame, mamografia e até ultrassom de mamas em casos de histórico da doença na família.

Em relação a isso, o primeiro passo é disponibilizar o plano de saúde, um benefício que gera bem-estar para os profissionais e garante o acesso aos exames e consultas. No entanto, só isso não basta. É preciso incentivar a realização das ações de prevenção de forma a aumentar o diagnóstico do câncer de mama em seus estágios iniciais, garantindo que o tratamento tenha um bom resultado.

A recomendação do INCA em relação à mamografia, por exemplo, é que seja feita a cada dois anos, a partir dos 50 anos. A frequência deve ser anual e a idade antecipada em caso de histórico familiar ou de outras condições que aumentem o risco da doença.

 

ACCCOM promove caminhada de conscientização

Fechando a campanha do Outubro Rosa, a ACCCOM  - Associação de Combate ao Câncer do Centro-oeste de Minas realizará no dia 30 de outubro, sábado, a tradicional Caminhada Pela Vida, com o objetivo de levar a mensagem de alerta e conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero para toda população.

A CDL Divinópolis está junto com a ACCCOM no combate ao câncer de mama. Vista-se de rosa e enfeite sua loja com as cores da campanha. Convide seus familiares e amigos e vamos juntos colorir Divinópolis de Rosa!

🗓️ Data: 30 de outubro - sábado
📌 Concentração: 8h - na Praça da Catedral
Saída: 9h - em direção à Praça do Santuário
Atração: 10h - com o Bloco Haja Amo

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associados: 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h.

Logo CDL Divinópolis