Publicado em 30 de Setembro de 2024.
O impacto da responsabilidade social nas empresas e o seu papel na promoção do bem-estar
Mais do que uma tendência, responsabilidade social se tornou uma demanda do mercado. Pensando nisso, no próximo Conexão Varejo especial Outubro Rosa, que acontecerá na sexta-feira (04/10), a CDL Divinópolis, em parceria com a UNA Divinópolis, o Conselho da Mulher Empreendedora da ACID e a Acom, traz a palestra Saúde e Responsabilidade Social: Qual o papel das Empresas?, com o Carlos Alexandre Vieira, que abordará como as empresas podem e devem promover a saúde e o bem-estar, tanto internamente quanto na sociedade. Com exemplos práticos e estratégias aplicáveis, serão considerados como os líderes podem integrar essas práticas à cultura organizacional, criando ambientes de trabalho saudáveis e produtivos.
A responsabilidade social como estratégia de negócio
Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os impactos sociais e ambientais das empresas, e isso influencia diretamente suas decisões de compra. De acordo com uma pesquisa da NielsenIQ , 66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços de empresas que adotam práticas responsáveis . Além disso, 45% dos compradores indicam que a sustentabilidade impacta sua intenção de compra.
Esses números revelam que, em um mercado cada vez mais competitivo e consciente, empresas que não integram a responsabilidade social em suas práticas tendem a perder relevância. Por outro lado, aqueles que adotam um compromisso com a sociedade e o meio ambiente ganham não só em recepção, mas também em fidelidade e confiança dos clientes.
O papel das empresas na promoção da saúde e bem-estar
A responsabilidade social abrange várias frentes, e uma das mais importantes é o cuidado com o bem-estar dos colaboradores. Organizações que implementam políticas de saúde mental, segurança no trabalho e incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, colhem benefícios claros. Pesquisas apontam que, empresas que adotam programas de bem-estar no trabalho podem aumentar a produtividade. Esse cuidado com os colaboradores cria um ambiente mais saudável, engajado e propenso a gerar melhores resultados.
Além do impacto interno, as práticas de responsabilidade social também reverberam na comunidade. A criação de projetos de inclusão, voluntariado e apoio a causas sociais é uma forma de demonstrar que uma empresa está comprometida com o desenvolvimento social e com um futuro mais sustentável.
Integrando a responsabilidade social à cultura organizacional
Durante o Conexão Varejo , Carlos Alexandre Vieira discutirá estratégias práticas para empresas que desejam incorporar a responsabilidade social à sua cultura organizacional. O foco será, principalmente, no papel de liderança para promover essa transformação. Líderes que incentivam o bem-estar e criam um ambiente inclusivo e saudável têm um impacto direto no engajamento e retenção de talentos.
Empresas que investem no bem-estar de seus colaboradores e na sustentabilidade social não apenas melhoram seu desempenho, mas também constroem uma imagem sólida e confiável diante de seus consumidores. Isso reflete diretamente no sucesso de longo prazo, pois os consumidores, cada vez mais, escolhem marcas com os quais valores comuns.
Inscrições para o Conexão Varejo especial Outubro Rosa
O Conexão Varejo é uma oportunidade de capacitação para empresários e líderes que buscam transformar suas organizações por meio de práticas de responsabilidade social. A inscrição é solidária, com doação de 1kg de alimento não perecível, que será recolhido na entrada do evento, fortalecendo o compromisso social da iniciativa. É preciso também realizar a inscrição prévia pelo Sympla, pois a vagas são limitadas.
Ao participar da palestra, os empresários terão a chance de entender como implementar essas práticas em suas próprias empresas, melhorando o clima organizacional, aumentando a produtividade e, ao mesmo tempo, gerando um impacto positivo na comunidade.
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.