Participação feminina em startups passa de 8% para 30% em um ano, aponta Sebrae


Publicado em 6 de Agosto de 2025.

O dado consta no Startup Report Brasil 2024, e aponta para uma tendência relevante de transformação no perfil dos empreendedores no ecossistema de inovação.

Nos estudos realizados com startups mapeadas ou atendidas pela plataforma Sebrae Startups, é possível perceber um aumento expressivo na presença feminina entre fundadores: a participação passou de 8,65% em 2023 para 30,18% em 2024. O dado consta no Startup Report Brasil 2024, e aponta para uma tendência relevante de transformação no perfil dos empreendedores no ecossistema de inovação.

O levantamento considera 18.056 startups cadastradas ou atendidas em iniciativas do Sebrae, oferecendo uma visão significativa sobre padrões emergentes em modelos de negócio, maturidade e diversidade entre os fundadores.

“A ampliação da presença feminina reflete, em parte, o impacto de ações estruturadas para tornar o ambiente de startups mais acessível e diverso”, afirma Cristina Mieko, head de startups do Sebrae.

“Com programas de formação, redes de apoio, mentorias e iniciativas de conexão em todas as regiões do Brasil, estamos contribuindo para reduzir barreiras históricas que afastavam as mulheres do empreendedorismo inovador”, completa.

Ainda de acordo com os dados, a maior parte das startups com fundadoras mulheres está concentrada nas fases iniciais da jornada – ideação e validação representam 55% dos casos observados. Para Cristina, esse é um sinal de oportunidades futuras. “A presença crescente de mulheres na base do ecossistema é um movimento importante. O próximo passo é garantir que esse público tenha acesso às condições necessárias para avançar em direção ao crescimento e à escala.”

Um dos compromissos do Sebrae Startups, segundo Cristina, é contribuir para a construção de um ecossistema que reflita melhor a diversidade da sociedade brasileira. “Os desafios ainda existem – especialmente no acesso ao capital e na ampliação de oportunidades –, mas estamos estruturando caminhos mais inclusivos por meio de dados, programas e conexões reais”, conclui.
 

Inovação também avança em Divinópolis

O movimento de fortalecimento do empreendedorismo inovador também se reflete em iniciativas locais, como o Acelera Divinópolis, maior programa gratuito de pré-aceleração de startups do município, promovido pela Prefeitura com apoio da CDL Divinópolis.

O programa, que já está na 4ª edição, se consolidou como referência no fomento ao ecossistema de inovação da região, oferecendo capacitação, mentorias, networking e infraestrutura para empreendedores transformarem ideias em negócios viáveis.

Na edição de 2024, o Acelera registrou 39 startups inscritas, mais que o dobro do ano anterior. Para 2025, um dos grandes diferenciais será a premiação, mais de R$ 80 mil em incentivos para as três melhores colocadas. A CDL contribui de forma ativa, oferecendo apoio financeiro, institucional e de infraestrutura, além de abrir suas portas para atividades de mentoria e conexão entre participantes e empresários locais.

O objetivo é claro: gerar oportunidades, diversificar a economia e fortalecer um ambiente de negócios inovador em Divinópolis, alinhando-se a tendências nacionais de maior diversidade e participação no setor de startups.


 

Com informações da Agência Sebrae

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis