63,5% dos consumidores mineiros estão otimistas com os rumos da economia do país

Publicado em 27 de Julho de 2023.

Os consumidores mineiros estão mais otimistas com relação aos rumos da economia do Brasil

É o que demonstra um levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais – FCDL-MG, no período de 20 a 27 de junho. Os dados mostram que 63,5% dos entrevistados acreditam que a atividade econômica está dando sinais de melhora. Por outro lado, 28,8% creem que nada mudou e, apenas 7,7% afirmaram que a economia piorou.

Frente a esse cenário, 48,1% dos consumidores apontaram que sua situação econômica atual, em relação ao ano passado, permanece igual. Já para 40,4%, a situação melhorou e, na contramão dessas estatísticas, 11,5% disseram que a situação piorou, justificando que faltou um pouco de planejamento financeiro.

“De maneira geral, a expectativa econômica para o segundo semestre está girando em torno da redução da taxa de juros que, por sua vez, terá impacto diretamente no crédito e na dinâmica dos negócios, mesmo que a médio prazo”, explica o analista de mercado da FCDL Minas, Vinicius Carlos Silva.

Silva pondera que a redução da Selic não será sentida de forma imediata pelos agentes financeiros e pelos consumidores. “A conjuntura atual pode ser caracterizada por um processo desinflacionário, mas as incertezas em relação à estabilidade dos preços mantêm a taxa de juros em patamares elevados. Isso prejudica a celeridade de nossa economia, com impactos no consumo e na produção, em função do crédito caro”, afirma.

Consumidor e suas preferências

A pesquisa realizada pela FCDL-MG também ouviu a opinião dos mineiros sobre suas percepções em relação ao preço dos produtos e suas preferências de consumo em relação às marcas.

Para 80,8% dos entrevistados, os preços seguem aumentando. Outros 11,5%, acreditam que houve uma diminuição e para 7,7% os preços estão no mesmo patamar.

“Diante desse cenário, as famílias estão buscando alternativas na intenção de otimizarem seus gastos e uma das formas utilizadas é experimentar novos produtos ou serviços que caibam melhor no orçamento”, ressalta o analista da Federação.

Dessa forma, 78,8% disseram que experimentaram outras marcas de produtos diferentes daquelas que estão acostumados a comprar. Já 21,2% se mantiveram fiéis às suas preferências.

“Embora o cenário seja de otimismo e de queda da inflação, até que os impactos de uma possível redução da taxa de juros cheguem aos preços dos produtos e ao bolso dos consumidores, eles seguirão cautelosos no momento de compra para não estourarem o orçamento”, finaliza Vinícius Carlos.