Publicado em 6 de Dezembro de 2024.
13º salário é um estímulo a mais ao consumo durante o período natalino
Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) confirma porque o Natal é a principal e mais aguardada data comercial do país. O levantamento da entidade aponta que, neste ano, cerca de 19 milhões de mineiros (90%) vão às compras e devem movimentar aproximadamente R$ 5,8 bilhões na economia do estado.
Segundo o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, além do fortíssimo apelo emocional, o pagamento do 13º salário torna-se um estímulo a mais ao consumo durante o período natalino. “Esses fatores potencializam a vontade de presentear nesta época, que carrega consigo uma magia especial e que, por isso, é sempre tão aguardada por consumidores e lojistas”, afirma.
Ainda de acordo com os dados, 87,5% dos entrevistados irão concentrar suas compras neste mês, enquanto 11,4% disseram que aproveitariam as promoções da Black Friday. No ranking dos presentes mais procurados aparecem Vestuário (30,2%), Calçados (17,4%), Perfumes e Cosméticos (15,1%) e Brinquedos (10,2%).
“Os ramos que figuram no topo da lista possuem o diferencial de atender a todas as classes sociais, com produtos e preços que cabem no bolso, satisfazendo as preferências e necessidades de cada um”, destaca Vinícius Silva.
Com relação ao local das compras, a pesquisa mostra que mais da metade dos mineiros (52,3%) vai dividir suas compras entre as lojas físicas e digitais, enquanto 36,4% preferem somente as lojas físicas e outros 11,4% fazem compras apenas na internet.
“As compras pela internet há algum tempo caíram no gosto dos consumidores que buscam praticidade e bons descontos, mas percebemos que as lojas físicas seguem atraindo aquele consumidor que não abre mão de experimentar certos produtos antes de comprar. Portanto, há espaço para todos, e os consumidores vão se valer de ambas as opções na hora de efetuarem suas compras neste Natal”, analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Já no que tange às modalidades de pagamentos, 53,4% dos entrevistados irão utilizar o Cartão de Crédito Parcelado; 20,5% o PIX e 15,6% o Cartão de Débito. “Observamos que o parcelamento das compras tem como objetivo a não descapitalização de maneira direta. Tudo isso para garantir uma segurança futura em relação às finanças e a possibilidade de comprar mais, de acordo com a restrição orçamentária de cada um”, ressalta Vinícius Silva.
Para o economista, essa preferência é reflexo de um cenário econômico que ainda inspira cautela. “Embora tenhamos a melhora dos indicadores de emprego, seguimos com uma taxa de juros altos e a inflação com expectativa de alta”, afirma.
A pesquisa também perguntou aos consumidores mineiros o que eles vão fazer com o 13º salário. A maioria (41,3%) disse que irá utilizar uma parte do abono para poupar e investir. Outros 30,4% afirmaram que será destinado à compra dos presentes e 28,3% respondeu que será para quitar dívidas.
Na opinião do presidente da FCDL Minas, Frank Sinatra, a injeção do 13º salário potencializa o consumo no período de fim de ano e contribui para um ambiente mais promissor para os negócios.
“Mesmo com grande parte dos consumidores buscando poupar, percebemos que os mineiros estão prontos para irem às compras. Portanto, cabe aos lojistas investirem bastante na temática, na emoção e nos preços competitivos, além de um atendimento personalizado para estimular a efetivação das compras. Oportunidades não faltam”, finaliza Sinatra.
Clique aqui para conferir os gráficos da pesquisa
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