Pet shops conquistam mais espaço e o gosto dos brasileiros.

Publicado em 10 de Janeiro de 2018.

Em crescimento desde a última década, o mercado de animais de estimação promete crescer ainda mais em 2018.

O Mercado Pet está em ascensão no Brasil.  Driblando a crise político-econômica brasileira, o segmento tem crescido consideravelmente desde a última década, prova disso, é que o país ocupa hoje o terceiro lugar no ranking de países que mais faturam com o mercado de animais de estimação, estando atrás apenas dos Estados Unidos ( 46%) e do Reino Unido com (6,7%). Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais Domésticos (ABINPET), o país faturou cerca de 19 bilhões só em 2016, cerca de 5,3% do PIB.

São mais de 152 milhões de animais de estimação no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o mercado não para de crescer. Em Divinópolis não é diferente, são muitas as lojas que atuam nesse segmento. Uma das primeiras e mais tradicionais é a Casinha de Cachorro, que há 21 anos oferece vários serviços e produtos para animais de estimação e hoje é referência em todo estado, quando o assunto é Pet Shops.

Segundo a sócia-proprietária da empresa, Juliana de Oliveira, estima-se que o mercado Pet cresça em torno de 15% em 2018. Além de sócia-proprietária da Casinha de Cachorro, Juliana é esteticista animal e ela está a frente do setor de banho e tosa. Sempre preocupada com a qualidade dos serviços prestados, a empresária participa de cursos e sempre mantêm sua equipe atualizada com as novidades do mercado.

A Casinha de Cachorro se tornou referência ao longo dos anos e oferece hoje uma infinidade de produtos para cães, gatos, peixes, aves, dentre outros. Além de contar com consultório veterinário, a empresa também atua como uma das principais atacadistas do mercado Pet na região centro-Oeste de Minas. Trazendo sempre inovações em maquinários e produtos, novidades em alimentação e também os serviços de manutenção e assistência em produtos usuais de Pet shops, a Casinha de Cachorro é a maior e mais completa loja do segmento, em Divinópolis.

Custo X Qualidade: como escolher sua Pet shop.

Grande parte das pessoas consideram seus animais de estimação como membros da família e não como meras fontes de despesas. Cliente da Casinha de Cachorro há 17 anos, a empresária Silvane Costa da Silva de 48 anos, assume que gasta no mínimo R$400,00 por mês com suas duas cadelinhas. Para ela, é fundamental escolher bem, antes de entregar seu Pet para cuidados: “A primeira coisa que olho é como os proprietários e funcionários tratam meu animal. Em segundo lugar é a higiene, limpeza e os produtos usados para o banho e, por último, os valores que são cobrados pelo serviço. Se você levar seu animal a uma clínica veterinária ou a um Pet Shop e ele se recusar a entrar, ou mesmo começar a se esconder para não ir ao banho, pode ter certeza que alguém não o tratou bem no local”.

Existe uma grande diversidade de estabelecimentos e preços para com os serviços oferecidos, essa variação pode se dar por muitos motivos. Ao escolher o seu Pet Shop é sempre estar atento a alguns sinais que seu cão pode esboçar. Silvane pontua alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de realizar a escolha: “Existe uma variação muito grande de planos de banho, porém, se você avaliar os produtos usados nos animais, até mesmo um plano baratinho, pode sair caro, pois, têm estabelecimentos que usam xampus de garrafão, que na verdade foram produzidos para serem usados em humanos, ou até mesmo usam detergente. Os produtos próprios para animais são caros, por isso, quem os usa acaba cobrando um pouco mais pelos serviços.”

O mercado animal está entre os que mais vão crescer em 2018, ele aparece entre as principais listas de investimentos, mas é claro que existem cuidados e preparação para abrir um negocio nesse segmento, assim como em outros, só fica no mercado quem consegue entregar preço e qualidade. Qualificação de pessoas, maquinário apropriado e um espaço adequado são fatores preponderantes, oferecer qualidade de vida a quem sempre doa amor sem pedir nada em troca, esse pode ser a principal forma de retribuir esse carinho.