Por que um profissional da saúde precisa de um certificado digital?

Publicado em 29 de Junho de 2021.

Conheça os benef[icos dessa ferramenta

Com a evolução da tecnologia cada vez mais se torna importante a utilização de ferramentas capazes de garantir confiança e praticidade na rotina de um profissional.

Nesse sentido o certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura virtual que tem validade jurídica e garante proteção em transações eletrônicas e outras ações realizadas no meio virtual. É uma forma de identificação de uma pessoa física ou jurídica, proporcionando mais segurança e agilidade em suas operações.

Diante das atividades médicas por exemplo, a ferramenta tem se tornado cada vez mais essencial, principalmente, para assinatura de prontuários e laudos médicos, dentre outras finalidades.

Segurança de informações

A tecnologia proporcionou uma nova forma de comunicação e integração entre pessoas e também com as empresas e órgãos do governo, facilitando o dia a dia de todos.

Junto com a facilidade na transmissão de informações veio a risco na transmissão de dados sigilosos no ambiente virtual. Então, surge a necessidade de uma ferramenta capaz de proteger os envolvidos no processo. A segurança do certificado digital se dá, principalmente, pelas suas chaves criptografadas, garantindo segurança e credibilidade do profissional.

Ao utilizar o certificado digital, o profissional da saúde poderá assinar todos os documentos fornecidos a pacientes com essa ferramenta.

Utilização de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

O PEP é recurso capaz de armazenar todo o histórico de atendimentos e procedimento de um paciente. A tecnologia permite, inclusive, a troca de informações entre profissionais de outras especialidades.

Com o PEP, é possível gravar dados de consultas, medicamentos ministrados, tratamentos em andamento ou concluídos, bem como exames que já foram solicitados e entregues ao médico responsável para análise. Pode inserir também informações referentes a planos de saúde e atendimentos no SUS.

Nesse sentido, o certificado digital é a ferramenta crucial para que ocorra esse tipo de integração, garantindo que a pessoa que está acessando é o médico que acompanha o paciente durante todo o processo.

Redução de burocracias

O ambiente empresarial é repleto de procedimentos burocráticos. O certificado digital também ajuda neste processo. Tornando mais ágeis a gestão e armazenamento de documentos.

Com a certificação, é possível alterar os modelos tradicionais de trabalho e substituí-los por formatos digitais, totalmente eficientes, rápidos e mais seguros na comparação com modalidades mais antigas.

Redução de custos e maior desenvolvimento do seu negócio

O certificado digital também poderá contribuir com a redução no número de impressões, consumo de papel e de energia, tornando as atividades mais sustentáveis.

Ferramentas como o certificado digital lhe proporciona uma maior flexibilidade e comodidade para que você fique ainda mais focado na sua atividade principal,

Emissão de documentos para a declaração do Imposto de Renda

Com o certificado digital é possível acessar diversos meios de comunicação que fornecem informações para serem inseridas em sua declaração.

Você conseguirá também acessar o portal da Receita Federal para verificar, dentre outras questões, a situação da sua declaração, bem como informações sobre restituição ou verificar a necessidade de retificação.

A CDL Divinópolis é uma Autoridade de Registro, subordinada a CNDL – Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil, a Autoridade Certificadora da Certificação Digital SPC.

Quer saber mais sobre a ferramenta  entre em contato com a CDL Divinópolis, (37) 9-9986-3418 | (37) 3229-7202 ou certificacaodigital@cdldivinopolis.com.br.

Fale com os Agentes de registro: Gabriela Boari e Taffarel Lucas.