Começou a entregar declaração do Imposto de Renda

Publicado em 2 de Março de 2021.

Mais de 4 milhões de reais podem ficar em Divinópolis

Teve início no dia 1º de março a prestação de contas com o Leão. O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020) vai até as 23h59min de 30 de abril e o programa para computador está disponível na página da Receita Federal

Neste ano, o Fisco espera receber 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

Novidades

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas na semana passada pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos” para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

O prazo para as empresas, os bancos e demais instituições financeiras e os planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou na última sexta-feira (26). O contribuinte também deve juntar recibos, no caso de aluguéis, de pensões, de prestações de serviços, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

Mais de 4 milhões de reais podem ficar em Divinópolis

De acordo com os dados da Confederação Nacional de Municípios, R$ 4.898.111,17 é o potencial de captação de recursos de Divinópolis, por meio de repasse dedutíveis do Imposto de Renda (IR), para aumentar as receitas do FIA - Fundo da Criança e do Adolescente.

O município ano passado, arrecadou somente R$ 132.541,91 destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas à assistência de crianças e adolescentes em Divinópolis. A expectativa é aumentar o repasse para atender ao FIA e ao Fundo do Idoso da cidade.

Segundo Sergio Bebiano, Divinópolis tem um grande potencial. “Se todos os contribuintes do imposto de renda, de Divinópolis, somente pessoa física, destinassem os 3% ao FIA no momento da sua declaração, mais de 4 milhões de reais poderiam ficar na cidade e garantir uma vida mais digna para as nossas crianças e adolescentes. Não há custo nenhum para o contribuinte. Precisamos somente de boa vontade para fazer a destinação”, explica Sérgio.

Milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de risco. São meninos e meninas expostos à violência, à exploração sexual, ao trabalho forçado ou ao consumo de drogas. Todos com a mesma esperança: uma oportunidade de conquistar um futuro mais digno.

A CDL Divinópolis se uniu a outras entidades em uma campanha para mobilizar os divinopolitanos a contribuírem com o fundo. “Muitas pessoas ainda não contribuem com o FIA por desconhecimento. Vamos trabalhar para que todos tomem consciência do quanto é importante que esse dinheiro, que estaria indo para os cofres da União, permaneça aqui, garantindo um futuro melhor para as nossas crianças e adolescentes atendidos pelas instituições e projetos sociais de nossa cidade”, argumenta o presidente da CDL Heider Vitor de Freitas.