Presidente da CDL Divinópolis participa de programa de formação de lideranças empresariais


Publicado em 25 de Setembro de 2026.

Gustavo Consoli integra grupo de dirigentes mineiros selecionados para o Programa Aliança, iniciativa coordenada pelo Sebrae Minas que inclui formação em liderança, gestão, governança e uma etapa internacional

O presidente da CDL Divinópolis, Gustavo Consoli, participa da edição 2026 do Programa Aliança, iniciativa coordenada pelo Sebrae Minas para a formação de lideranças empresariais. Representando Divinópolis, Consoli integra um grupo de presidentes de Câmaras de Dirigentes Lojistas de diferentes regiões do estado, por meio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG).

Iniciado em maio, o programa foi estruturado para preparar dirigentes empresariais em temas considerados estratégicos para a atuação das entidades e para o desenvolvimento do ambiente de negócios. A formação reúne conteúdos ligados a liderança, gestão, governança, inteligência emocional, fortalecimento institucional e visão de futuro.

A proposta vai além da capacitação individual. Ao reunir lideranças de diferentes regiões de Minas Gerais, o Aliança cria um ambiente para troca de experiências, análise de desafios comuns e compartilhamento de práticas que podem ser aplicadas às diferentes realidades econômicas do estado.

“Uma liderança empresarial precisa compreender as mudanças que estão acontecendo no mercado e, ao mesmo tempo, estar preparada para transformar conhecimento em decisões. O intercâmbio com dirigentes de outras regiões e o contato com novas práticas de gestão ampliam nossa capacidade de analisar os desafios do comércio e pensar caminhos para o desenvolvimento das empresas e da nossa cidade”, afirma Gustavo Consoli.

Formação ao longo do ano

A jornada começou com o módulo Conexão Liderança, direcionado ao desenvolvimento de competências interpessoais e ao exercício da liderança. Na sequência, o programa avançou para o Fortalecimento de Entidades Empresariais e para o Círculo de Líderes, etapa dedicada à troca de experiências e boas práticas entre os dirigentes.

O cronograma também contempla uma etapa internacional que aconteceu entre os dias 21 a 25 de setembro, em Portugal. A formação culminou em um encontro de encerramento, reunindo as lideranças para o compartilhamento dos aprendizados e dos projetos desenvolvidos durante a jornada.

Além de Gustavo Consoli, o grupo ligado à FCDL-MG reúne presidentes das CDLs de Virginópolis, Caratinga, Uberaba, Araguari, Barbacena, Carmo do Paranaíba, Nova Serrana, Ituiutaba e Lagoa da Prata.

Estiveram presentes também o Presidente da FCDL, Frank Sinatra e o presidente do Sebrae Minas que também é presidente da CDL Belo Horizonte, Marcelo de Sousa. 

Conexão com referências internacionais

A etapa internacional amplia a perspectiva da formação ao aproximar os dirigentes de ambientes reconhecidos pela produção de conhecimento em gestão e liderança. Entre as referências está a NOVA School of Business & Economics (NOVA SBE), escola de negócios da Universidade NOVA de Lisboa, em Portugal.

A instituição possui a chamada Triple Crown, conjunto das acreditações internacionais AACSB, AMBA e EQUIS. A NOVA SBE informa que cerca de 130 escolas de gestão no mundo possuem simultaneamente as três certificações. Neste mês de setembro de 2026, a NOVA SBE alcançou o segundo lugar mundial no ranking de Mestrados em Gestão do Financial Times, resultado que reforça sua projeção no cenário internacional de educação em negócios.

Para o comércio, o contato com diferentes modelos de liderança e gestão ganha importância em um cenário no qual empresas e entidades empresariais precisam responder com mais rapidez a mudanças no comportamento do consumidor, à transformação tecnológica e a novos modelos de negócio. A formação de dirigentes, nesse contexto, deixa de ser apenas uma questão institucional: passa a influenciar a capacidade das lideranças locais de interpretar tendências, conectar empresários e transformar referências externas em soluções adequadas à realidade de cada região.

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis