Presidente da CDL recebe lojistas para levantar demandas trabalhistas do comércio

Publicado em 5 de Agosto de 2020.

Reunião teve como finalidade discutir as necessidades e apresentar sugestões acerca das relações trabalhistas do varejo

Com intuito de levantar as necessidades e sugestões dos comerciantes varejistas de Divinópolis, no que diz respeito a horários especiais de funcionamento, reajuste de salários, trabalho em feriados, banco de horas, dentre outras questões acerca das relações trabalhistas, o Presidente da CDL, Luiz Angelo, recebeu nessa terça-feira, alguns empresários do comércio  que puderam apresentar as dificuldades enfrentadas nesse momento de crise.

As sugestões serão enviadas ao Sincomércio (Sindicato Patronal) para fins de análise e possível inclusão na negociação da próxima Convenção Coletiva de Trabalho – CCT.

Para o presidente da CDL, o debate é necessário, pois muitas vezes os comerciantes desconhecem a importância da convenção coletiva, deixando de lado o fato de que são eles, os empresários, as peças fundamentais para o ajuste entre as categorias representadas pelo Sindicato do Comércio Varejista - Sincomércio e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio – Sincomerciários.

Entenda o que é a CCT

A Convenção Coletiva de Trabalho – CCT tem como objetivo estipular condições de trabalho especiais e completares à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

De acordo com o artigo 611 da CLT, a CCT é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.

A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre, jornada de trabalho, banco de horas, intervalo intrajornada, plano de cargos, salários e funções, teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente, remuneração por produtividade e remuneração por desempenho individual, trabalho em feriado, prêmios de incentivo em bens ou serviços.

Assembleia do Sincomércio

O Sindicato do Comércio Varejistas – Sincomércio, que representa dos empregadores do varejo de Divinópolis, publicou edital de convocação para assembleia geral extraordinária, que acontecerá online no dia 10 de agosto, a partir das 16h30.

Nessa assembleia o empregador tem voz e voto sobre as pautas trabalhistas que deverão ser negociadas entre o sindicato dos empregadores e o sindicato dos trabalhadores para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para 2020.

Para participar da assembleia é necessário inscrição prévia através do whatsapp, (37) 9.8802-0708 ou pelo E-mail sincomercio@portalacid.com.br, fornecendo a razão social e CNPJ da empresa pertencente à categoria comércio varejista e nome do participante com poderes para representar a empresa.