Publicado em 28 de Fevereiro de 2024.
A Semana do Consumidor é uma data para celebrar os direitos de quem consome, a pessoa que faz todo o comércio funcionar
A Semana do Consumidor se originou nos Estados Unidos em 1962 e foi estabelecida oficialmente pela ONU em 1985. A data comemora os direitos dos consumidores, focando em aspectos como segurança, informação, escolha e ser ouvido.
Por isso, a CDL Divinópolis traz dicas e orientações do Procon para que os consumidores façam um bom proveito da data. Confira:
Pesquisa antecipada de preços
Durante os próximos dias, é importante acompanhar a evolução de preços dos produtos desejados, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos fornecedores para então verificar, no dia da promoção, se aquele produto está anunciado e comparar os preços apresentados.
Compras pela internet
- Nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato do recebimento do produto.
- Cuidado com sites falsos! Eles são praticamente idênticos aos originais. Em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para confirmar se o preço praticado é aquele mesmo.
- Confira se há o produto desejado em estoque e o prazo de entrega. Grande parte das reclamações recebidas pelo Procon dizem respeito ao atraso ou não entrega dos produtos. Nesses casos, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago ou ainda receber de volta o valor pago.
- Suspeitar de anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, sendo que, se quiser entrar no site de alguma empresa, o consumidor deve digitar o endereço eletrônico no navegador do computador. A orientação é não entrar em links fornecidos por e-mail ou SMS.
- Verificar se o site é seguro: no momento da transação, conferir se no canto superior esquerdo da tela há um cadeado fechado. Isso significa que a conexão é segura.
- Desconfiar de preços muito abaixo da média, pois podem indicar fraude.
Política de Troca
Buscar informações sobre a política de troca da empresa, tendo em vista que trocas em razão de modelo, cor e tamanho não são obrigatórias.
Vício
Ainda que adquirido em promoção, se o produto apresentar vício (problemas) dentro do período de garantia, a assistência técnica indicada pelo fabricante deve ser acionada para que o problema seja solucionado. Caso o produto não seja reparado no prazo de até 30 dias, o consumidor já passa a ter direito à substituição por outro da mesma espécie, à restituição da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.
Cautela
É preciso avaliar se a compra é realmente necessária, evitando assim o endividamento.
Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição nos canais digitais (WhatsApp: 3229-6550 ou e-mails: atendimentoprocon@divinopolis.mg.gov.br ou procondivinopolis@gmail.com) ou, ainda, presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na av. Getúlio Vargas, nº 121, Centro.
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.