CDL Divinópolis apoia programa de aceleração de startups

Publicado em 18 de Agosto de 2023.

A 2ª edição do programa terá quatro meses de duração com 15 startups

Aconteceu na segunda-feira (14/8), a abertura da 2ª edição do Acelera Divinópolis. O evento foi realizado na Faculdade Una, com a presença de entidades apoiadores, startups, empresas locais, autoridades municipais, com destaque para importante participação e apoio do secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Guilherme da Cunha.

A CDL Divinópolis, através do Diretor de Tecnologia e Produtos, Gustavo Consoli, que também participa do Ecossistema de Inovação de Divinópolis, Inova Novo Oeste, acompanhou o evento e ressaltou a importância da iniciativa. “Em um momento em que a colaboração entre setores é fundamental para impulsionar o crescimento econômico e social, o programa ganha destaque ao se dedicar a dinamizar o desenvolvimento do município por meio das inovadoras ideias trazidas pelas startups. Ao fomentar o ecossistema empreendedor e proporcionar um ambiente propício para o surgimento e crescimento desses novos empreendimentos, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais promissor e sustentável para Divinópolis", comentou Consoli.

O programa está em sua 2ª edição e é coordenado pela A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes). O Acelera, tem duração de quatro meses, com objetivo de dinamizar o desenvolvimento do município através das boas ideias, por meio de startups. Essas estratégias podem se tornar em negócios lucrativos, o que fomentaria a economia de várias áreas da cidade.

O secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Guilherme da Cunha, declarou seu apoio ao programa. “Quero deixar aqui meus parabéns a cidade de Divinópolis. O município é destaque entre as cidades com maior liberdade econômica para ser empreendedor, e, com essa ação, o intuito da cidade é se tornar mais tecnológica, e assim, modernizar seu ambiente de negócio, e fomentar todo cenário econômico com trabalhos e oportunidades. Essa iniciativa faz parte da premissa do Governo de Minas, que é a geração de emprego e renda de qualidade para os mineiros. Incentivamos ações concretas como essas que, de fato, são capazes de mudar a realidade de vida das pessoas”, salientou.

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, afirmou que esse programa é mais um passo para a ascensão da cidade. “Nosso propósito nessa gestão sempre foi potencializar o mercado de trabalho na cidade, e o Acelera Divinópolis, nos proporciona impulsionar o projeto de diversas empresas que tem uma perspectiva de evolução considerável a terem uma plataforma de divulgação. Agradeço aos nossos parceiros, as universidades e ao Estado por tornar essa segunda edição possível, em especial a equipe da Semdes, por todo esforço feito nesse evento e durante toda gestão”, realçou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves, detalhou informações sobre o projeto. “Ao todo, foram 47 startups inscritas, desse número, 15 empresas passaram na seleção e começaram o programa. Todo esse trabalho é realizado para aumentar a renda média da cidade, o que sempre foi nosso objetivo, gerar emprego e inovação tecnológica para Divinópolis, com projetos e parcerias”, comentou.

O representante do Ecossistema de Inovação de Divinópolis, Inova Novo Oeste, e professor da Universidade Federal de São João Del Rei, Paulo Granjeiro, enalteceu a realização deste projeto. “Tenho o prazer de representar nossa faculdade nessa parceria, e poder ajudar Divinópolis a alcançar o potencial de que é capaz. Inauguraremos a Sala de Inovação em nossa universidade, para que todos possam usar o espaço para alimentar a criatividade, e evoluir seus negócios e projetos. Precisamos do engajamento geral de empresas para que possamos caminhar pra frente, juntos”, ressaltou.

O analista de Negócios do Sebrae, Denis Magela, analisou os benefícios do programa para a região. “É um prazer estar novamente como parceiro da segunda edição do Acelera Divinópolis. Esse evento tem como base promover o melhor preparo de empresas em seu início, para que assim possamos ter a potencialização da economia da cidade, fomentando a geração de empregos, de equipamentos tecnológicos, e o lucro no município”, afirmou.

Após as falas das autoridades, representantes de cada grupo das startups apresentaram seus projetos.

O programa terá a premiação de R$ 10 mil ao primeiro colocado do projeto, R$ 6 mil ao segundo, e R$ 4 mil ao terceiro. Os valores serão fornecidos pelas empresas Sicoob Divicred, Bold e Flex, respectivamente.