Projeto ‘Você Pode’ impulsiona mulheres e fortalece o empreendedorismo em Divinópolis


Publicado em 9 de Dezembro de 2025.

CDL sedia o projeto que objetiva ampliar oportunidades e fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade

A CDL Divinópolis sedia o projeto social “Você Pode”, uma iniciativa que nasceu com o propósito de ampliar oportunidades e fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade. Idealizado pelas empreendedoras Jumelice Santos e Maiara Guimarães (foto), o projeto oferece uma jornada composta por seis encontros que unem formação técnica, autoconhecimento, mentorias e acesso a recursos práticos, como oficinas, acompanhamento especializado e kits exclusivos. Para Maiara, “o empreendedorismo feminino é uma poderosa ferramenta de transformação social. Para muitas mulheres, significa também autonomia, renda e liberdade para conciliar diferentes papéis”.

 

Encontros revelam transformações

Os encontros do Projeto “Você Pode!” foram marcados por aprendizado profundo, emoção e avanços significativos na jornada das empreendedoras participantes.

No 1° Encontro, com o tema “Olhar para si”, as especialistas Dra. Maria Eduarda, a estilista Tascy Rezende e Suelen Gorgozinho, da Suelen Makeup, enriqueceram o momento com atividades práticas de expressão corporal, consultoria de estilo e automaquiagem, enquanto músicas cuidadosamente selecionadas criaram um ambiente leve e acolhedor. Foi o início de um importante processo de autoconhecimento.

Já no 2º Encontro – “Despertar”, as participantes foram convidadas a se aprofundarem em questões internas que influenciam diretamente seus negócios e suas vidas pessoais. A psicóloga Mariana Calisto e o constelador Ivan Francisco trabalharam temas sensíveis, como crenças limitantes, postura de vítima, equilíbrio emocional, perdão e prosperidade. Outro tema de grande relevância foi a Lei Maria da Penha e a violência doméstica, tratado com sensibilidade pela Dra. Telma Rodrigues, da “Meu Amar”, ao lado da cabo Flávia Mamede e do sargento Willian, representantes da Radiopatrulha de Proteção à Mulher.

No 3º Encontro, o tema foi Marketing, Vendas e Comunicação, oferecendo uma imersão técnica e prática. As facilitadoras Rafaela Xavier e Maiara Guimarães apresentaram estratégias de marketing, fundamentos de comunicação assertiva e técnicas de vendas focadas na experiência do cliente.

No 4º Encontro, um dos módulos mais aguardados da jornada, foram trabalhados temas essenciais para quem deseja empreender com segurança e clareza. A educadora financeira Jumelice Santos orientou as participantes sobre planejamento financeiro e construção de metas, reforçando a importância de organizar sonhos e recursos.

A contadora Viviane Azevedo, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, explicou de forma prática os benefícios da formalização, com foco no MEI, e a importância de profissionalizar o próprio negócio. Encerrando o encontro, Gisele Silva conduziu o módulo “Líder de Si”, abordando julgamento, medo de se expor e o ato de assumir seu lugar — um passo fundamental para que cada mulher fortaleça sua autoconfiança e liderança.

 

Ação Cultural

Em cada encontro, a consultora de projetos e presidente do Instituto Musa, Lara Ordones, conduz um momento cultural que se tornou marca registrada da jornada. Por meio de histórias, parábolas e poesias, ela cria um ambiente de sensibilidade e acolhimento, convidando as participantes a refletirem sobre os temas trabalhados ao longo de cada módulo. Esse espaço de conexão emocional reforça a proposta transformadora do projeto e evidencia como conhecimento, apoio e cuidado podem impulsionar mulheres a novos níveis de confiança e crescimento.

 

Próximos passos do projeto

O projeto oferece mais dois encontros inspiradores para que essas mulheres alcancem seus objetivos dentro do empreendedorismo feminino. O penúltimo módulo, que acontece dia 09/12, é o “Você e sua empresa”, que abordará o plano de ação para 2026, passo fundamental para quem deseja prosperar com clareza e estratégia. Já o último módulo (16/12) será “Histórias de Sucesso”, com mulheres inspiradoras que dividirão suas trajetórias de superação e coragem.

O projeto oferecerá, ainda, mentorias durante seis meses após o término da jornada, para que essas mulheres possam dar continuidade a tudo o que aprenderam no “Você Pode”.

 

Idealizadoras do “Você Pode”

Duas mulheres visionárias uniram força, propósito e expertise para criar um projeto que já está transformando vidas e escrevendo um novo capítulo no empreendedorismo feminino da cidade de Divinópolis.

Jumelice Santos, formada em Gestão Financeira, atua como terapeuta e consultora financeira para pequenas e médias empresas, empreendedoras e pessoas que buscam orientação e serviços para ampliar e consolidar seus conhecimentos sobre o tema.
Maiara é proprietária da empresa Triativa, estrategista comercial e digital, focada em vendas e posicionamento. Especializada em Jornada e Experiência do Cliente, apoia empresas a transformarem clientes em fãs da marca. Atua com planejamento estratégico de vendas, funis e conteúdo para redes sociais. É mentora de empreendedoras que querem crescer com clareza, método e resultados reais.

 

Realizadores do Projeto

Um projeto de tamanha proporção é realizado a várias mãos, de forma coletiva e colaborativa.
O “Você Pode” tem a realização de Jumelice Santos – Educadora Terapeuta e Consultoria Financeira, da Triativa, do Conselho da Mulher Empreendedora da ACID, da Prefeitura Municipal de Divinópolis por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, da CDL Divinópolis e do Agora Grupo de Comunicação, além de contar com vários apoiadores e parceiros.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: @_vocepodeprojeto

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis