Publicado em 16 de Julho de 2025.
Uma pesquisa da FCDL Minas para entender o comportamento dos mineiros na hora das compras revelou que 78,2% dos entrevistados acreditam que as redes sociais são o canal de comunicação mais eficaz para influenciar a decisão de compra.
Uma pesquisa da FCDL Minas para entender o comportamento dos mineiros na hora das compras revelou que 78,2% dos entrevistados acreditam que as redes sociais são o canal de comunicação mais eficaz para influenciar a decisão de compra. Na sequência aparecem e-mail marketing (10,5%), rádio (5,7%) e TV (5,6%).
Ainda de acordo com o levantamento, a internet também é aliada dos consumidores do estado no que tange às avaliações de produtos e serviços. Para 77,2% elas são indispensáveis para validar suas percepções e, só então, efetivar ou não a compra. Os dados mostram também que 51,8% dos mineiros gostam de fazer suas compras tanto presencialmente quanto pela internet.
“A internet trouxe a facilidade de se pesquisar, comprar e se informar sobre tudo, com poucos cliques. E isso mudou completamente o comportamento do consumidor. Por isso é importante que os lojistas, mesmo aqueles que possuem loja física, se façam presentes nos meios digitais, com boas estratégias”, avalia o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
A pesquisa também mostrou que as promoções e descontos são os fatores que mais motivam os mineiros a comprar (43,3%). Datas comemorativas (17,5%), redes sociais (13,9%) e publicidade atraente (12,4%) também aparecem como bons estímulos ao consumo. Vale ressaltar que, segundo os dados, apenas 5,2% dos entrevistados disseram que são motivados a consumir por necessidade.
“Isso demonstra que uma boa promoção sempre vai atrair o cliente. Por isso, vale a pena o lojista investir em descontos. Assim, além de ampliar suas vendas, ele terá oportunidade de girar seu estoque”, destaca Vinícius Silva.
Na hora de escolher uma loja, produto ou serviço, o preço (40,3%) e o atendimento (32,7%) são os aspectos mais importantes na opinião dos consumidores do estado.
Fatores que também podem ser motivo de fazê-los desistir da compra. De acordo com o levantamento, 37,7% dos mineiros abdicam de uma compra por falta de um bom atendimento, enquanto 25,6% podem desistir em função de preços mais altos. Prazo de entrega (17,7%) também aparece como ponto negativo.
“Esses dados nos mostram a importância de os lojistas estarem atentos a esse novo perfil de consumo e a todo o processo de experiência de compra. Se o consumidor comprou algo ou contratou algum serviço e gostou, há grandes chances de que ele compartilhe e espalhe essas boas experiências para que outros possam vivencia-las também. No contrário, se a experiência foi ruim, as chances de compartilha-la por meio de reclamações e registros em redes sociais aumentam ainda mais”, analisa o economista da FCDL-MG.
“Atrair o consumidor e, ao mesmo tempo, proporcionar a melhor experiência possível no processo de consumo é um desafio para o lojista e exige que o setor de comércio e serviços se reinvente a cada dia”, completa.
Clique aqui para conferir os dados completos da pesquisa.
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