Representantes do comércio solicitam ao Zema que reavalie as medidas restritivas e não volte a fechar o comércio

Publicado em 20 de Abril de 2021.

FCDL-MG e entidades do setor se reúnem com governador e o presidente do TJMG para articular a retomada das atividades comerciais em todo o estado

O presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, juntamente com os presidentes da CDL/BH, da Fecomercio e da Federaminas, reuniram-se na manhã desta terça-feira (20/04) com o governador de Minas Romeu Zema e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes. O encontro foi um desdobramento da reunião realizada na última semana entre as entidades e o TJMG.

Os representantes solicitaram ao governador de Minas que reavalie as medidas restritivas e não volte a fechar o comércio, pois o setor tem sido o mais prejudicado desde o início da pandemia. “Somente durante o período da onda roxa, acumulamos um prejuízo de R$ 14 bilhões, com mais de 200 mil empresas sem funcionar e cerca de 1,5 milhões de postos de trabalho fechados temporariamente. Muitos desses lojistas não conseguirão retornar com suas atividades”, salientou Frank Sinatra.

Nesse sentido, as entidades reforçaram ao governador a necessidade de apoio para a recuperação econômica do setor, como a criação de um pronampe estadual, com condições diferenciadas de crédito através do BDMG.

Romeu Zema, por sua vez, pontou que os números dos protocolos mostraram uma melhora tendendo para uma normalização e que por isso o governo fará o possível para não haver novos fechamentos, mas tudo com responsabilidade. “É do nosso conhecimento que as cadeias produtivas estão sofrendo e sabemos que mesmo com a reabertura do comércio, não será como antes. Vamos fazer o possível para ajuda-los e também pedimos que vocês nos ajudem a conscientizar a população para que sigam respeitando os protocolos de segurança”, afirmou.

O governador deverá anunciar novidades quanto tal solicitação na próxima quinta-feira. Porém, ele destacou a importância da participação das entidades e dos comerciantes na conscientização da população quanto à prevenção ao Coronavírus e o cumprimento das medidas de segurança por todos.