Retomada segura: orientações gerais de higienização

Publicado em 16 de Junho de 2020.

Algumas recomendações e diretrizes para que você proteja a si mesmo e as pessoas que irão frequentar o seu estabelecimento comercial

Uma das principais armas para combater e evitar a transmissão da Covid-19 é velha conhecida de todos: a higiene. Por isso, trouxemos algumas recomendações e diretrizes para você se protejer e projeter as pessoas que irão frequentar o seu estabelecimento comercial. É preciso tomar as precauções apropriadas para garantir a segurança de todos.

1. HIGIENE DAS MÃOS: lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para matar os vírus que podem estar nas suas mãos. O gel alcoólico antisséptico para ser utilizado na higienização das mãos, (às vezes referenciado como álcool gel), como produto de higiene pessoal, precisa cumprir os seguintes requisitos:

• O produto deve ter unicamente a finalidade cosmética / de higiene pessoal; e
  • A empresa, fabricante de álcool gel, obrigatoriamente deverá ter Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) para esta classe de produtos e indicar o número da AFE na rotulagem.

2. DISTANCIAMENTO MÍNIMO: mantenha pelo menos 1,5 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da covid-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.

3. EVITE TOCAR NOS OLHOS, NARIZ E BOCA: as mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus

4. LIMPEZA DE AMBIENTES: realize com mais frequência a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que são tocados pelas pessoas, utilizando água e sabão ou borrifando álcool. Em especial, desinfete teclados, telefones, máquinas de cartão (que podem ser envolvidas em plástico filme), balcões, corrimãos, e qual quer outra ferramenta, máquina ou equipamento de uso manual. Os banheiros devem ser limpos de hora em hora.

5. BOA HIGIENE RESPIRATÓRIA: certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.

6. FIQUE EM CASA SE NÃO SE SENTIR BEM: se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local, porque elas sempre terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área.

7) UTILIZE TERMÔMETROS: se possível, utilize termômetros sem contato para aferir a temperatura de funcionários e clientes. Pessoas com temperatura acima de 37,3°C e/ou com sintomas de gripe/resfriado devem ser orientadas a voltar para casa e seguir as recomendações médicas. De acordo com o artigo 5º do decreto 13.799, da Prefeitura de Divinópolis, além dos shoppings, galerias e centros comercias, deverão promover aferição de temperatura: “Os estabelecimentos comerciais, independentemente de sua natureza e destinação, com dimensão igual ou superior a 500 (quinhentos) metros quadrados, deverão aferir a temperatura de todos os clientes e frequentadores nas portarias e nos acessos, incluindo os funcionários, de modo a impedir a entrada de pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,8° (trinta e sete graus e oito décimos celsius).

Fonte: OPAS, OMS, ANVISA