Publicado em 29 de Setembro de 2025.
Com uma trajetória marcada por ousadia e reinvenção, Rick, como é conhecido, compartilhou aprendizados sobre posicionamento de marca, engajamento do time, mudança de comportamento do consumidor, choque de gerações e inovação no varejo.
A 28ª Convenção Estadual Varejo 360º recebeu, na tarde desta terça, 29 de setembro, o empresário Richard Stad, CEO das marcas Aramis e Urban, para a palestra “Cultura não tem ruptura, tem evolução”. Com uma trajetória marcada por ousadia e reinvenção, Rick, como é conhecido, compartilhou aprendizados sobre posicionamento de marca, engajamento do time, mudança de comportamento do consumidor, choque de gerações e inovação no varejo.
Aos 29 anos, Rick se tornou CEO e enfrentou o desafio de liderar mantendo a essência, mas sem medo de mudar. “Aprendi que é preciso raça e coragem para evoluir sem perder a cultura da empresa”, afirmou.
Durante a pandemia da Covid-19, percebeu que a Aramis, conhecida pela alfaiataria tradicional, precisava se aproximar de um consumidor que buscava conforto sem abrir mão da elegância. Nasceu então um reposicionamento baseado em seis pilares: logomarca, posicionamento, produto, comunicação, espaço físico e engajamento com o time. A mudança trouxe novos público e manteve a fidelidade dos clientes antigos.
Paralelamente, a Urban foi lançada com o conceito performance meeting fashion, oferecendo peças versáteis que unem sofisticação, tecnologia e esportividade. Stad destacou que “posicionamento não é o que você acha, e sim o que acham de você”, ressaltando a importância de colocar o cliente no centro do negócio.
Outro ponto abordado foi a transformação tecnológica no varejo. Para o empresário, “toda empresa no futuro será também uma empresa de tecnologia para integrar a jornada do cliente”. Ele incentivou o uso da Inteligência Artificial como aliada da inovação e comparou o impacto da IA à Revolução Industrial.
Em 2023, a Aramis passou a integrar o Pacto Global da ONU, assumindo compromissos com sustentabilidade e responsabilidade social, trabalhando desde a seleção de fornecedores até a produção das peças, de forma transparente e responsável.
Confira reflexões marcantes de Richard Stad:
“Cultura é construída nos dias bons, mas testada nos desafiadores.”
“Faça perguntas difíceis quando está tudo bem, para não precisar fazê-las quando tudo estiver mal.”
“Todo sonho precisa de um time.”
“Errar faz parte da inovação; o que não podemos é negligenciar o erro.”
Fonte: FCDL-MG
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.