Romeu Zema abre a programação da Convenção Estadual Varejo 360º em Poços de Caldas, nesta segunda


Publicado em 29 de Setembro de 2025.

Em sua apresentação, intitulada “De Empresário a Governador”, o chefe do Executivo compartilhou a trajetória da família empreendedora e as experiências que marcaram sua carreira.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, abriu a programação da Convenção Estadual Varejo 360º, realizada em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Em sua apresentação, intitulada “De Empresário a Governador”, o chefe do Executivo compartilhou a trajetória da família empreendedora e as experiências que marcaram sua carreira.

Zema relembrou a história do bisavô, Domingos Zema, imigrante do sul da Itália que chegou ao Brasil e, com muito trabalho, iniciou os negócios da família. O governador destacou que não se recorda de quando começou a trabalhar, pois, desde a infância, acompanhava o pai, Ricardo Zema, na loja de autopeças e de combustível. Segundo ele, aprendeu desde cedo a importância do esforço e da diversificação dos negócios, característica que marcou a atuação do pai.

O governador contou que teve a oportunidade de estudar e trabalhar em grandes empresas em São Paulo, ampliando seu repertório de liderança e gestão. De volta a Minas, decidiu investir no varejo de eletrodomésticos e móveis em cidades do entorno de Araxá.

“Idealizei esse negócio e propus que meu pai fosse meu investidor. Errei muito, aprendi muito”, relembrou.

Grupo Zema consolidou-se como um conglomerado que atua em cinco frentes: Varejo de Eletrodomésticos e Móveis, Distribuição de Combustíveis, Concessionárias de Veículos, Serviços Financeiros e Autopeças.

Após 26 anos à frente da presidência do grupo, Zema deixou o comando do conselho de administração da empresa no fim de 2016. No ano seguinte, aos 53 anos, aceitou o convite para filiar-se ao Partido Novo, ingressando na política com a proposta de levar para a gestão pública práticas de administração do setor privado. Em 2018, candidatou-se ao governo de Minas Gerais e foi o candidato mais bem votado no primeiro e no segundo turnos, mesmo sem histórico político.

“Na campanha, percorri mais de 60 mil quilômetros e visitei mais de 200 cidades mineiras”, recordou.

Zema afirmou que, ao assumir o governo, recebeu um estado arruinado e seu maior desafio foi regularizar os salários dos servidores, os repasses às prefeituras e a verba destinada à merenda escolar. “A merenda das escolas era quase inexistente, era aguada e com poucos grãos de arroz. O Estado também estava sem medicamentos na rede pública. A situação era calamitosa”, disse.

Para reverter o cenário, o governador relatou ter aplicado “um bom manual de gestão”, enxugando despesas e priorizando os pagamentos essenciais.

“Sou um governador que está para servir, e não para ser servido”, afirmou. Seguindo esse princípio pessoal, quando foi eleito, o dirigente abriu mão da residência oficial, o Palácio dos Mangabeiras, optando por morar em imóvel particular alugado em Belo Horizonte, arcando com todas as despesas.

Durante a apresentação, Zema compartilhou indicadores de sua gestão. Um dos mais expressivos foi a marca de 1 milhão de empregos gerados em Minas Gerais na gestão do dirigente, segundo dados do Caged (Ministério do Trabalho e Emprego).

“Vou entregar ao meu sucessor todas as contas do Estado em dia e um canteiro de obras em andamento. No meu governo, não há obras paradas. Quando visito o interior, faço questão de ir às escolas públicas e fico feliz ao ver a merenda farta que temos hoje”, destacou.

Questionado sobre qual conselho daria aos empresários presentes no Cenacon, Zema enfatizou a importância do engajamento cívico: “Lamento ter compreendido apenas aos 53 anos a relevância de participar da política. Nosso bairro, nosso estado e nosso país vão melhorar somente se nos envolvermos mais na escolha de candidatos com trajetória sólida. Valorizo mais quem tem histórico do que apenas propostas escritas, porque colocar algo no papel qualquer um pode.”

Ao final, o Romeu Zema foi homenageado pelo presidente da FCDL-MGFrank Sinatra Santos Chaves; pelo presidente da FCDL-SPMauricio Stainoff; pelo presidente do Sebrae Minas e da CDL/BHMarcelo de Souza e Silva; e pelo gerente comercial da HomenageartRafael Moraes.

WhatsApp Image 2025-09-29 at 10.59.05

 

Sobre a Convenção Estadual

A Convenção Estadual Varejo 360º é o maior evento realizado pela FCDL-MG e, nesta edição, conta com apoio do Sebrae Minas. Neste ano, o evento será realizado em Poços de Caldas, de 28 a 30 de setembro.

Voltado para empresários mineiros do setor de comércio e serviços, representantes e lideranças do Sistema CNDL, o encontro traz conteúdos relevantes e apropriados ao público, buscando promover o conhecimento, favorecer o relacionamento e fomentar novos negócios.

Fonte: FCDL-MG

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis