Roteirização na Logística: qual sua importância?

Publicado em 14 de Março de 2022.

8 BENEFÍCIOS

De acordo com o instituto Ilos, os custos logísticos no Brasil representam 7,6% da receita líquida das empresas. Esse número leva em conta os custos com transporte, estoque e armazenagem. Definitivamente, um impacto significativo no faturamento de qualquer empresa, que jamais deve ser ignorado.

Tendo isso em vista, é extremamente importante compreender a importância da roteirização na logística, reduzindo os custos logísticos e aprimorando as operações de transporte da empresa.

A roteirização de vendas e entregas é o processo responsável por definir o melhor percurso ou sequência de paradas para a realização de entregas, coletas ou visitas. Seu grande objetivo é melhorar os níveis de serviço e, ao mesmo tempo, reduzir os custos da operação.

Não há como negar a importância da roteirização na logística. Algumas de suas principais vantagens são:

1. Ajuda a definir a melhor rota possível;
  2. Otimiza o uso da sua frota de veículos;
  3. Confere maior agilidade nas entregas e coletas;
  4. Aumenta o índice de satisfação de seus clientes;
  5. Confere maior previsibilidade sobre os custos da operação;
  6. Reduz os custos das operações de transporte;
  7. Confere maior segurança à atividade de transporte;
  8. Aumento da rentabilidade da operação.

Reduzir custos de transporte é um grande desafio. Uma das melhores formas de gerar economia neste sentido é a realização de uma roteirização  mais eficiente.

O principal objetivo é selecionar o melhor trajeto possível, otimizando o tempo e os custos relacionados ao transporte.

Com um bom planejamento, que leve em conta todas as variáveis envolvidas no processo de transporte de cargas, é possível não apenas reduzir custos de transporte como também melhorar a qualidade do serviço prestado.

Investir na capacitação de seus funcionários é uma ótima maneira de reduzir custos logísticos e aumentar a qualidade dos produtos/serviços oferecidos pela sua empresa.

Por isso, a CDL Divinópolis está com inscrição aberta para o curso “Curso presencial – Roteirização de Vendas e Entregas".

O curso é presencial, a ser realizado na entidade a partir do dia 28 de março, com carga horária de 15 horas aulas.

O objetivo é fornecer subsídios ao profissional para roteirizar entregas, a partir da análise de custos envolvidos no processo de venda.

Com informações do Blog Maplink