Publicado em 5 de Outubro de 2021.
Aproveite o aquecimento do comércio neste período é tradicional e vem aquecido pelas compras para o Dia das Crianças, seguida pela Black Friday e finalizando com as compras de Natal
Chegamos à época mais esperada do ano pelos empresários. O aquecimento do comércio neste período é tradicional. O movido pelas compras de Natal e pelo pagamento do 13º salário. Na tentativa de ajudar os empreendedores a equalizarem as vendas perdidas ao longo do ano de 2020, preparamos algumas dicas rápidas para as vendas de fim de ano.
A primeira dica é preparar o seu negócio para os cenários de compras presencial e por canais digitais.
Personalize a experiência digital de seus clientes
Aproveite a oportunidade para criar ou atualizar o perfil de seu estabelecimento nas redes sociais e criar canais de comunicação utilizando aplicativos e comunicadores. Se você já possui um site, inclua banners ou pop-ups natalinos para estimular as vendas de fim de ano e não deixe de decorar, também, o seu espaço físico.
Amplie os meios de pagamento e recebimento
Novos meios de pagamentos passaram a ser utilizados pelos compradores, pagamentos via aplicativos, carteiras digitais e até mesmo com o PIX. Por isso, visite alguns dos aplicativos e estude como incluí-los em sua loja.
Seus clientes certamente gostarão da novidade e ainda receberão benefícios ou recompensas diretamente pelos aplicativos. Alguns dos nomes mais comuns do mercado são: PicPay, Mercado Pago, AME e RecargaPay.
Gerencie seu estoque constantemente
Um dos maiores desafios dos negócios que se digitalizaram e passaram a vender na internet é a gestão do estoque. Quando itens anunciados na internet são vendidos em sua loja física, é preciso fazer a baixa destes itens em sua loja física. Isso garantirá uma boa experiência de compra e reduzirá a frustração dos compradores ao terem suas vendas canceladas.
Aproveitar o movimento maior do comércio também é uma oportunidade para oferecer um desconto especial nos itens que estão na prateleira há bastante tempo. Você terá espaço livre para novas mercadorias e ampliará as vendas de fim de ano.
Coordene as entregas e políticas de troca de produtos
Com o aumento das compras virtuais, as entregas passaram a estar cada vez mais presentes no dia a dia de lojistas e empreendedores. Vale a pena coordenar as entregas de perto e estudar maneiras de expandir o horário de atendimento e das entregas nos dias que antecedem o Natal.
Como já mencionamos, é difícil prever o comportamento de compra dos consumidores, mas estar com a loja preparada para recebê-los com segurança é essencial.
Aumente a quantidade de dispensadores de álcool em gel em sua loja, troque os copos ou xícaras de vidro por copos descartáveis e tenha algumas máscaras descartáveis sobrando para clientes que, eventualmente, não estejam com suas próprias.
Treine sua equipe e boas vendas de fim de ano!
Ter uma equipe treinada e pronta para atender às necessidades e dúvidas de seus clientes transformará a experiência de compra do consumidor. Recicle os vendedores que estão em seu estabelecimento há mais tempo e treine os novos membros para garantir que seu negócio seja lembrado pela qualidade dos produtos e do atendimento.
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