Sebrae Minas lança Guia de Marketing Digital

Publicado em 7 de Outubro de 2021.

Conteúdo on-line e gratuito traz dicas e tendências para pequenos negócios crescerem no digital

Setenta por cento (70%) dos pequenos negócios têm presença digital e vendem por meio de redes sociais, aplicativos e internet em geral, conforme aponta uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada em março deste ano. Visando apoiar os empreendedores que desejam ingressar ou expandir suas ações no digital, o Sebrae Minas acaba de lançar o Guia de Marketing Digital, conteúdo on-line e gratuito com dicas e tendências sobre o universo digital e todas as suas possibilidades.

“A proposta do Guia é ser um material completo em que o empreendedor encontre informações práticas para aplicar nas estratégias de marketing do negócio, melhorando seu alcance no ambiente digital, seu relacionamento com os clientes e consequentemente, as vendas”, explica a analista do Sebrae Minas, Carla Gobb.

Ela reforça que as mudanças impostas pela pandemia, que impactaram diretamente na forma como o consumidor se relaciona e consome informações, fez com que muitas empresas migrassem para o digital. “Elas entenderam que estar no digital não era mais questão de escolha. Mas, estar on-line significa competir com diversas outras empresas que também querem ser vistas. Por isso, planejar as ações é fundamental para se destacar e crescer com eficiência”, destaca.

Separamos, a seguir, algumas dicas extraídas do Guia para as empresas que desejam melhorar as ações no ambiente digital. Confira:

1 - Construa suas buyer personas

O primeiro passo é entender quem é o cliente, suas dores, anseios e necessidades. Isso é fundamental para traçar as estratégias e táticas que irá aplicar no digital.

Persona é um perfil fictício que representa seu cliente ideal, ou seja, uma pessoa que tem mais chance de comprar seu produto ou de contratar o seu serviço. Você pode descobrir a sua persona conversando com clientes atuais, com seu time de vendas ou por meio de pesquisa de mercado, por exemplo.

2 – Identifique os objetivos que deseja alcançar

Quais são os seus objetivos? E as metas? Um bom planejamento de marketing digital tem que contar com metas tangíveis e calculáveis. Você deve basear essas definições no objetivo da própria empresa, e elas que irão nortear todas as estratégias no ambiente digital.

3 – Saiba mensurar os resultados

Seja qual for o objetivo descrito no seu plano, você vai precisar mensurar o sucesso. Além de definir metas, será necessário contar com ferramentas de Marketing Digital responsáveis pela implementação das ações e também pelo acompanhamento dos resultados.

O acompanhamento de resultados pode ser medido por alcance, engajamento, cliques no link, tráfego para o site ou redes sociais, por exemplo.

4 – Escolha os canais adequados para a sua marca

Saber escolher os canais adequados para a sua marca, de acordo com os objetivos do negócio, é parte essencial do planejamento. Você pode escolher entre sites, blogs, e-commerce, marketplaces, além das diversas redes sociais hoje existentes: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, Linkedin, etc.

O importante não é estar em todas as redes sociais, mas naquelas que faz sentido para o negócio, ou seja: onde o seu público potencial se encontra.

5 – Crie um plano de conteúdo

Criar um plano de conteúdo, ou calendário editorial, é essencial para organizar e planejar as ações no digital. Esse plano inclui: formatos das publicações, canais de promoção, periodicidade, temáticas dos conteúdos, tom de voz da marca, etc.

O segredo de uma boa presença no meio digital é a frequência das publicações, além de conteúdos atrativos e relevantes para o público.

6 – Aposte em SEO (Search Engine Optimization)

O chamado “tráfego orgânico”, gerado pelos mecanismos de busca, é a principal maneira de conduzir um público qualificado para o seu site. Por isso, é preciso entender o que o seu público pesquisa, quais palavras ele usa e o tipo de conteúdo que deseja consumir.  Aí a importância de investir em técnicas de SEO e estar presente nas respostas de busca que seus clientes realizam.

7 – Invista em tráfego pago

Além do tráfego orgânico, ou seja, aquele que leva clientes ao seu site sem precisar de investimento, avalie também a possibilidade de tráfego pago. Existem vários tipos: anúncios em redes sociais, campanhas de pay-per-click (pagamento por clique), banners de display e muito mais. É um ótimo recurso para ampliar o alcance do seu conteúdo e das suas ações, aumentando também as vendas.

8 – Diversifique suas ações no digital

A internet muda a todo momento e todos os dias surgem novos formatos de conteúdos e possibilidades de ações no digital. Podcasts, Lives, Webinars, vídeos curtos, Marketing com Influenciadores e Marketing de Afiliados são alguns exemplos. Fique de olho às tendências e avalie o que faz sentido para o seu negócio, sempre buscando diversificar suas estratégias.

Para acessar o conteúdo completo do Guia de Marketing Digital do Sebrae Minas, clique aqui.