Publicado em 8 de Setembro de 2022.
Estratégias de divulgação têm grande peso nos resultados das vendas; confira dicas
Conhecida como Black Friday brasileira, a quarta edição da Semana Brasil acontece até o 12 de setembro, com promoções e descontos para movimentar o comércio em setembro, mês sem datas comemorativas e, comumente época fraca de vendas.
Criada em 2019, a Semana do Brasil é uma ação é organizada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom), com o apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e tradicionalmente acontece na semana do dia 7 de setembro, quando é comemorada a independência do País.
Para participar do evento, as lojas e marcas devem fazer um cadastro no site da campanha, que disponibiliza materiais de divulgação para quem quer promover as ofertas do período.
A campanha acontece tanto no ambiente físico como no virtual. De acordo com a Ebit/Nielsen, entre a primeira e a última edição, o aumento no volume de pagamentos online foi de 41%, o que comprova o sucesso da iniciativa.
“A Semana do Brasil é muito estratégica, já que acontece entre os meses do Dia dos Pais e do Dia das Crianças. O comércio costumava ser mais morno no mês de setembro, mas essa iniciativa vem justamente para movimentar as vendas nesse período, com descontos e promoções. É preciso preparar o negócio para aproveitar as oportunidades”, comenta Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance.
Fernanda traz três dicas para quem deseja aproveitar a Semana do Brasil para impulsionar as vendas online. Confira:
As estratégias de divulgação têm grande peso nos resultados das vendas em datas promocionais, como é o caso da Semana do Brasil. O marketing de afiliação é um dos caminhos para alcançar bons números. Trata-se de uma estratégia de publicidade online, em que parceiros promovem produtos e serviços para potencializar a divulgação de ofertas e descontos, em troca de comissões.
“A Afilio, por exemplo, tem uma rede diversificada com mais de cem mil filiados, que atendem diversos segmentos e trabalham em canais como sites de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, sites de cashback e de cupons de desconto, entre outros, prontos para alcançar os consumidores e entregar bons resultados aos anunciantes”, explica Fernanda.
Estar presente em diferentes canais de venda e atendimento é uma exigência do mercado atual e um desejo do público, que prioriza serviços omnichannel, que tragam comodidade, praticidade e autonomia para decidir que canais utilizar durante a jornada de compra.
“Estar presente no máximo de plataformas possível é essencial para bons resultados e também para uma maior satisfação dos consumidores. A omnicanalidade é uma das melhores estratégias que as empresas podem seguir e é importante garantir que os canais adotados sejam integrados e ofereçam um mesmo nível de qualidade nas interações com os usuários”, pontua a CEO da Afilio.
A jornada de compra deve ser descomplicada do início ao fim. Desde uma plataforma de fácil navegação e carregamento rápido, até boas condições de pagamento e entrega dos produtos, cada detalhe fará diferença na tomada de decisão do cliente e na sua experiência.
“Qualquer dificuldade pode ser suficiente para o consumidor fechar a página e buscar outra loja. Além de garantir uma boa experiência, é importante conhecer as preferências do público e usar essas informações para planejar ofertas certeiras para a Semana do Brasil”, finaliza a especialista
Fonte: Mercado e Consumo
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