Publicado em 12 de Junho de 2024.
CDL Divinópolis acompanha evento promovido pelo Governo do Estado reuniu empresários, representantes do governo municipal e estadual, além de entidades e lideranças locais
A presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões e o diretor de Comunicação Lívio Pompeu, participaram do Seminário Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de 2024, realizado nessa terça-feira, 11/06, no auditório da Fiemg Regional Centro-Oeste, em Divinópolis.
O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, reuniu empresários, representantes do governo municipal e estadual, além de entidades e lideranças locais.
Os seminários acontecem em diversas regiões de Minas Gerais, quando são apresentadas as ações, programas e oportunidades das instituições fomentadoras de desenvolvimento e das Secretarias de Estado, que compõem o Núcleo Gestor dos APLs (NGAPL).
Um Arranjo Produtivo Local (APL) é uma aglomeração de empresas em um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação por meio de um núcleo representativo - também chamado de governança.
Além das oportunidades apresentadas pelas instituições voltadas ao desenvolvimento econômico, tais como o Sebrae, BDMG, Correios e Fiemg e iniciativas governamentais, como promoção e fortalecimento do comércio exterior, indicação Geográfica, editais de financiamento econômico, aconteceram também palestras sobre os marketplace Mercado Livre e Shopee.
A Presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões, destaca a importância da iniciativa para expansão dos horizontes econômicos regional. “A realização deste seminário em Divinópolis é uma oportunidade única para nossos empreendedores e produtores locais. É um momento para aprender, trocar experiências e se conectar com as oportunidades que podem impulsionar ainda mais o crescimento econômico da nossa região”, avaliou
Arranjos produtivos mineiros
Assim como queijo, café e minério de ferro, a produção mineira de moda é reconhecida em todo o país. No entanto, especialistas entendem que o segmento ainda não atingiu o protagonismo que merece. Para ampliar o potencial, os Arranjos Produtivos Locais (APL) podem mudar esse cenário. Com ele, indústrias do setor unem forças, aproveitam a melhoria do ambiente de negócios no estado e o uso de técnicas modernas de gestão e vendas, como o e-commerce.
Com os arranjos, empresas mantêm vínculos em um mesmo território, com especialização produtiva, cooperação entre si e com outros atores locais.
No Oeste de Minas, pelo menos 5 arranjos produtivos já foram reconhecidos, com destaque para os setores de fundição e de vestuário. São mais de 40 municípios envolvidos com diversas vocações produtivas, compreendendo cerca de 6,5 mil empresas e mais de 22 mil empregos diretos.
Atualmente, Minas Gerais conta com 68 APLs, em mais de 330 municípios de diversas regiões. Esses arranjos envolvem 89 mil empresas e mais de 250 mil empregados diretos.
Como por exemplo o APL de Calçados de Nova Serrana que abrange 11 cidades: Araújos, Bom Despacho, Conceição do Pará, Divinópolis, Igaratinga, Leandro Ferreira, Onça do Pitangui, Pará de Minas, Perdigão, Pitangui e São Gonçalo do Pará. Ao todo, o setor gera mais de 25 mil empregos diretos na região.
Vinte entidades públicas e da sociedade civil atuam no Núcleo Gestor dos Arranjos Produtivos Locais (NGAPL), que tem o objetivo de gerar oportunidades e orientar o desenvolvimento de APL. Entre elas, estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), a Agência de Promoção de Investimento de Minas Gerais (Invest Minas) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.