Shopping adere à Convenção Coletiva e abre nos domingos 17 e 24 de dezembro

Publicado em 15 de Dezembro de 2023.

População está priorizando comprar no comércio local devido a comodidade e prazos de entrega

O comércio em Divinópolis está com uma projeção de vendas positiva para o período de festividades de fim de ano. Lojas do Divishop têm permissão para funcionar nos domingos, 17 e 24 de dezembro mas, para isso, devem solicitar adesão à convenção coletiva por meio do SinComércio. O comércio se preparou para a data e o Sindicato convoca a população para que realize suas compras de forma local, fortalecendo a economia do município.

O SinComércio - Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis, representante do comércio varejista e das microempresas comerciais, elaborou uma convenção coletiva a fim de estender o horário de atendimento do comércio divinopolitano, que recebe compradores de toda a região.
De acordo com o presidente do SinComércio, Gilson Teodoro do Amaral, é importante que as empresas sigam as determinações da Legislação Trabalhista e da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho e o SinComércio pode orientar o empresário em caso de dúvidas. “A carga horária do comércio varejista em Divinópolis é de 44 horas semanais, podendo o empregador estender em até duas horas diárias, sem autorização prévia. No entanto, para trabalhar em domingos e feriados é necessária uma autorização especial para evitar problemas jurídicos e trabalhistas pelo descumprimento das normas coletivas de trabalho”, alertou.

Horários

Em Divinópolis, o comércio está autorizado a funcionar neste sábado, dia 16, de 09h às 18h. No dia 17 de dezembro, domingo, o comércio em geral ficará fechado, com exceção do Shopping Divishop que vai abrir. Nos dias 18 a 22, funcionamento das 9h às 20h. Dias 23 e 24, de 09h às 18h e na segunda, dia 25, fechado. Na terça-feira, dia 26, as lojas voltam a abrir às 12h. Nos dias 27 a 30, atendimento normal. Dias 31 e 01, domingo e segunda, comércio fechado. E no dia 02 de janeiro, funcionamento após 12h.

O Shopping Divishop abrirá no dia 17 de dezembro, das 09h às 17h e no dia 24 de dezembro de 09h às 14h, sendo suas lojas as fornecedoras de produtos para revendedores da região. As lojas do  comércio varejista estabelecidas no Divishop poderão utilizar da mão de obra de seus colaboradores nos domingos 17 e 24 de dezembro, desde que observem as condições estipuladas na Convenção. De acordo com a convenção coletiva assinada entre os sindicatos patronal e profissional da categoria é necessário que a empresa, tanto do comércio em geral, como do comércio do Divishop, solicite ao SinComércio o requerimento de adesão à cláusula autorizativa, comprometendo-se a cumprir o que ali está estipulado, para que assim, a empresa esteja apta a utilizar do trabalho dos seus funcionários.

SinComércio

O SinComércio é uma entidade sindical sem fins lucrativos e dentre as prerrogativas do Sindicato está a representação, perante as autoridades administrativas e judiciárias, a negociação das Convenções Coletivas de Trabalho junto ao sindicato profissional e a defesa dos interesses gerais de sua categoria econômica ou os interesses individuais de seus associados. Os comerciantes que precisarem de mais informações para o bom e correto funcionamento das lojas, basta ligar para (37) 99873-4466 ou (37) 99816-2621.