SPC Brasil dá dicas de como agir em caso de perda ou roubo de documentos no Carnaval


Publicado em 4 de Fevereiro de 2016.

Os feriados prolongados como o Carnaval são épocas propícias para as pessoas perderem documentos ou serem vítimas de roubos.

Os feriados prolongados como o Carnaval são épocas propícias para as pessoas perderem documentos ou serem vítimas de roubos. Perder a carteira de identidade ou o CPF pode se tornar uma dor de cabeça se os documentos caírem na mão de golpistas. Para os especialistas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o primeiro passo para diminuir o risco de ser vítima de algum tipo de golpe é evitar levar documentos pessoais e importantes, quando o folião for curtir o Carnaval.

“O ideal é carregar apenas o essencial e manter tudo protegido de assaltantes, principalmente onde a concentração de pessoas é maior como nos blocos de rua, nos ensaios de escolas de samba, em festas ou em casas noturnas”, explica  José Vignoli, educador Financeiro do SPC Brasil. “É importante também anotar em outro lugar os dados do cartão e do cheque, além do telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco”.

Importância de fazer um boletim de ocorrência

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, também reforça a importância de registrar um boletim de ocorrência. “O consumidor pode se precaver entrando em contato com o Procon [Instituto de Defesa do Consumidor] mais próximo e com o balcão do SPC Brasil de sua cidade”.

“Com isso, os estabelecimentos comerciais são informados do problema ao consultarem a base de dados do SPC Brasil, o que inibe a atuação de terceiros mal intencionados, que tentam utilizar o CPF perdido para fazer realizar compras”, explica a economista.

Dicas para evitar fraudes:

1 – Leve só os documentos extremamente necessários para curtir a festa. Se possível, deixe os cartões em casa e leve dinheiro;

2 – Guarde seus pertences em compartimentos seguros, preferencialmente junto ao corpo;

3 – Anote os dados dos seus cartões de crédito e o número do serviço de atendimento ao consumidor do seu banco ou de sua operadora de cartão;

4 – Em caso de perda, furto ou roubo, registre imediatamente um boletim de ocorrência, comunique o fato ao banco e bloqueie seus cartões. Depois do feriado, procure o Procon mais próximo e comunique a perda ou o roubo na CDL de sua cidade, com inclusão de um alerta de documento.


Fonte: CNDL com alterações

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