SPC: muito além dos registros de inadimplência

Publicado em 4 de Novembro de 2020.

​Além da segurança o SPC oferece soluções que permitem uma análise de crédito mais completa

O SPC Brasil está há muitos anos presente no mercado de crédito apoiando empresas na hora de concretizar vendas e, consequentemente, ajudando consumidores a realizar sonhos.

A fim de trazer mais segurança para o empresário, o SPC Brasil disponibiliza soluções que permitem realizar uma análise de crédito mais completa.

Analisando o comportamento do cliente
Cada vez mais os brasileiros estão comprando a prazo, principalmente agora em meio à pandemia do coronavírus. Seja nas compras por carnê, boleto ou cartão, o risco de inadimplência existe e pode trazer ao empresário grandes prejuízos. Nesse sentido, a melhor forma de prevenir-se contra problemas como a falta de pagamento, débitos em atraso e até mesmo fraudes é obtendo mais informações sobre o cliente e conhecendo melhor seu comportamento e seu histórico no mercado.

O Cadastro Positivo veio para apoiar o empresário e mudar a análise de crédito, fornecendo informações que vão além dos dados de inadimplência e permitindo que ele conheça mais sobre seu cliente.

Uma das soluções de Cadastro Positivo oferecidas pelo SPC Brasil é o Score + Positivo, que combina o histórico de inadimplência às informações do Cadastro Positivo. Assim, graças às metodologias avançadas do machine learning, é possível modelar diversos dados e realizar uma análise de crédito mais completa e abrangente. Consequentemente, o empresário consegue ter uma visão mais detalhada do perfil do cliente e realizar análises mais rápidas e simples, otimizando processos de venda e concessão de crédito.

Soluções podem complementar a análise de crédito
Outros insumos ainda podem ser incluídos nas consultas para potencializar a análise de crédito, como o Índice de Comportamento de Gastos, que permite descobrir se o cliente está comprometido com outros pagamentos. Com isso, a empresa pode identificar riscos de inadimplência, conceder crédito de acordo com a média de gastos do consumidor e, ainda, oferecer taxas de juros e limites de crédito compatíveis ao risco do cliente.

Para uma análise mais completa, o Score + Positivo pode ainda ser complementado com o Índice de Pontualidade de Pagamento, que analisa os pagamentos do cliente nos últimos 12 meses e possibilita saber se ele costuma pagar contas em dia nos diferentes segmentos do mercado.

Utilizar soluções como as de Cadastro Positivo nas análises de crédito pode ser uma boa forma de aumentar o grau de confiança no consumidor, reduzir os riscos de fraude e inadimplência, e, ainda, vender mais e com muito mais segurança.