CDL Divinópolis acompanha os desdobramentos da paralisação do transporte coletivo

Publicado em 28 de Agosto de 2023.

A entidade destaca a importância do diálogo para mitigar consequências no setor comercial da cidade

A CDL Divinópolis acompanhou na manhã desta segunda-feira (28/08), os desdobramentos da paralisação do transporte coletivo na cidade.

Após reunião entre prefeitura, através do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), autoridades municipais e representantes de motoristas do transporte coletivo urbano, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Divinópolis (Sintrrodiv), Erivaldo Adami, se comprometeu com o retorno do serviço ainda nesta segunda-feira.

Como principal entidade representativa do comércio de bens e serviços local, a CDL Divinópolis está ciente dos impactos que essa situação pode gerar no setor. O transporte público desempenha um papel vital na mobilidade urbana. A paralisação afeta não apenas os trabalhadores que dependem do transporte para chegar aos seus empregos, mas também a capacidade dos cidadãos em visitar lojas, restaurantes e outros negócios, afetando diretamente o fluxo de clientes e as vendas.

Nossa presidente, Mônica Simões, ressalta a importância de se encontrar soluções que minimizem os impactos negativos para o comércio local.  “Sabemos que uma paralisação é direito do trabalhador e desempenha um papel fundamental na defesa das garantias trabalhistas. No entanto, a ausência de transporte coletivo pode levar a uma diminuição nas atividades comerciais, prejudicando não apenas os empresários, mas toda a economia da região. É necessário um diálogo entre as partes envolvidas, como aconteceu na manhã desta segunda-feira, buscando um entendimento que permita o retorno à normalidade o mais rápido possível”, argumentou Mônica.

Pensando em uma alternativa ao transporte público coletivo, com objetivo de oferecer o serviço aos munícipes, a Prefeitura convocou uma reunião com representantes do transporte regulamentado (vans) e a vice-prefeita Janete, apresentou a possibilidade de um decreto permitindo que vans possam atuar no transporte coletivo, caso haja necessidade.

Nesse contexto desafiador, a CDL Divinópolis continuará monitorando o desenrolar das negociações.

Trabalhadores reivindicam revisão de projeto de lei

Os Vereadores aprovaram na última quinta-feira, em reunião ordinária, o Projeto de Lei EM Nº 020/2023 que altera a Lei no 3.230, de 09 de setembro de 1992, que “Consolida a Legislação Municipal sobre Transporte Coletivo de Passageiros”.

O texto desagradou os trabalhadores do transporte coletivo, culminando na paralisação do serviço.

Na reunião da prefeitura, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Divinópolis (Sintrrodiv), motoristas e representantes da manutenção da empresa Trancid, uma das componentes do Consórcio Transoeste, reivindicaram revisão da proposta, com argumento de que serão prejudicados financeiramente com as multas previstas no projeto.

A nova regra ainda não está em vigor, aguarda sanção do Prefeito, que tem até 15 dias úteis para fazer.

No entanto, Gleidson se comprometeu a não sancionar a lei de imediato e acordou um prazo de 10 dias para que sejam conhecidas pontualmente às reivindicações da classe profissional e estudar modificação na lei, conforme explanado na reunião.

Em nota a Prefeitura relembrou ainda que antes do envio da proposta de lei para a Câmara de Vereadores, no dia 17 de abril, estava agendada uma reunião no gabinete do prefeito com representantes do Sinttrodiv, sobre reivindicações da categoria, inclusive com apresentação do projeto de lei sobre as multas ao consórcio, mas os mesmos não compareceram nem justificaram motivo da ausência e nem mesmo requereram o agendamento de outra data.