Uma vitrine atraente é estratégica para aumentar as vendas


Publicado em 18 de Novembro de 2020.

O lojista deve ter um cuidado especial com a montagem dos espaços de exposição. O objetivo é cativar a clientela.

A vitrine é o primeiro canal de contato que o cliente tem com a loja. Um espaço bem aproveitado pode gerar o primeiro impulso para a compra. Por isso, este é um aspecto que deve ser considerado importante para o varejista.

Conheça algumas dicas sobre como explorar o espaço de exposição da loja e criar um ambiente atrativo para os clientes:

Iluminação e temas

A iluminação é ponto importante na criação de um espaço agradável. No varejo, é fator determinante: pode transformar o clima, fazendo o cliente sentir-se confortável ou não, valorizar um produto ou esconder suas qualidades, criar um cenário atrativo ou deixar que ele passe despercebido na vitrine.

Por isso, a iluminação focada é ótima estratégia quando se quer valorizar um produto. Eles podem ser dispostos para valorizar a composição, no caso de uso de displays onde ficam os produtos. Os focos também podem estar direcionados de forma mais geral. Neons, abajures e outros tipos de iluminação são soluções criativas para criar uma vitrine diferente.

O ato de decorar vitrines e ambientações é uma arte complexa, visto que é necessário colocar-se como consumidor e tentar imaginar o que pode lhe agradar.

A escolha de um tema para a montagem da vitrine pode estar associada às estações do ano ou datas comemorativas, por exemplo. Seja qual for a temática escolhida, o objetivo é despertar a atenção dos clientes, apresentando seus produtos e serviços em pequenas histórias montadas em suas vidraças ou dentro de suas lojas.

Elementos inusitados

Elementos diferentes também podem ser utilizados nas áreas de exposições. A música, por exemplo, por ser versátil, inspira cenários atrativos. Instrumentos musicais clássicos, de movimentos culturais como o punk e o rock ou mesmo da homenagem a um artista específico rendem ideias interessantes. 

Dependendo do espírito da campanha, o uso de recursos relativos à música apresentam a possibilidade de obter vitrines impactantes que darão destaque a diferentes tipos de comércio.

Além da música, elementos suspensos são recursos interessantes e eficazes no momento de ambientar vitrines e interiores de loja. Eles ajudam a liberar o piso, instigam e propõem formas criativas de expor produtos.

O uso de escadas também é uma opção na hora de montar um cenário diferente. Práticas e baratas, elas podem ser utilizadas para expor produtos, servir de inspiração para a colocação de manequins, além de poderem ser repaginadas (com cores novas) para a próxima ideia.

Texturas

Elementos com texturas também ajudam a compor um visual diferenciado para a vitrine e para o ambiente da loja. O aspecto macio, liso, rugoso ou brilhante de uma superfície ajuda a chamar a atenção do potencial comprador.

Vale ainda trabalhar com a criação de uma padronagem texturizada, por meio da repetição de um determinado elemento ou produto, criando um cenário diferenciado e atrativo.

Entre as opções de texturas, podem ser usados, por exemplo, tecidos, penas de travesseiro, bolas (coloridas, transparentes ou da mesma cor), móveis de diferentes materiais, elementos naturais, como troncos, pedras e folhas, ou recursos como grama artificial e paredes ou muros pintados.

Os elementos podem estar suspensos, afixados na parede ou mesmo no piso da vitrine, dependendo do tema e dos produtos que se quer evidenciar.

Moda infantil

As técnicas de exposição dos produtos infantis nas vitrines devem encantar os filhos e também agradar os pais, além de criar um diferencial no padrão de montagem, com universos e necessidades diferentes.

Para atender a esse público, é importante determinar espaços e decorações para cada faixa etária, seja para crianças ou adolescentes, pois os gostos são diferentes em cada uma delas.

Confira algumas dicas:

  • Mantenha produtos e os temas escolhidos na altura de ambos os cliente, para os pequenos e os pais, pois é importante atender esses dois públicos no varejo de moda infantil.

  • Ambientes coloridos e agradáveis são aspectos que sempre devem ser levados em consideração nesse ramo, mas sem criar um ambiente carregado.

  • Algumas lojas optam por criar um visual mais clean, o que pode dar certo, basta não se esquecer de sempre relacionar a algum artigo ou aspecto que cative os pequenos.

  • Se o estabelecimento comercializar produtos para diferentes faixas etárias, o uso de manequins que remetem a crianças e adolescentes pode ser um recurso interessante para expor os produtos na vitrine.

  • Cenários temáticos, tanto na decoração das vitrines como no interior da loja, despertam curiosidade, e dependendo do tema proposto, é possível impressionar ambos os públicos.

  • Balanços podem ser sempre utilizados em vitrines, independentemente da época do ano.

  • Dentro da loja, espaços de interação para os pequenos, com brinquedos ou blocos de colorir podem servir para entreter as crianças enquanto os pais escolhem os produtos.

Fonte: UseLojas

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