Uso do Certificado Digital cresceu durante a pandemia de Covid-19

Publicado em 17 de Junho de 2021.

Só neste ano de 2021, já foram emitidos 3.109.238 certificados digitais, crescimento de 51,24% de emissões, em relação ao mesmo período do ano anterior

O uso das tecnologias vem crescendo ao longo do tempo, diversas ferramentas sugiram com objetivo de facilitar o cotidiano de muitas pessoas, nas suas mais diferentes necessidades.

A pandemia acelerou esse processo, diante do isolamento social, muitas atividades precisaram ser executadas remotamente, como por exemplo assinar um documento oficial, o que justifica o aumento no uso do certificado digital.

Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI), no ano de 2020 houve um aumento de 52,9% no uso desta ferramenta em relação a 2019. Só neste ano de 2021, já foram emitidos 3.109.238 certificados digitais, crescimento de 51,24% de emissões, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O certificado digital foi instituído no Brasil em 2021, com a Medida Provisória nº 2.200-02, de 24 de agosto de 2001. Durante esses 20 anos o seu uso vem crescendo de forma gradativa, mas foi com a pandemia que a ferramenta se popularizou e se tornou ainda mais necessária.

A norma regulariza e valida os contratos digitais no Brasil, além de distinguir a assinatura digital das outras ações eletrônicas.

O certificado digital é a identidade digital que permite assinar documentos com validade jurídica. Esse documento deve ser gerado e assinado por uma Autoridade Certificadora (órgão responsável pela criação e gerenciamento dos Certificados Digitais) que esteja de acordo com as regras estabelecidas pela ICP-Brasil.

O Certificado Digital garantindo a autenticidade das transações online. Esta tecnologia utiliza criptografia de dados, de modo que as informações produzidas em meio eletrônico ficam protegidas. Com esta ferramenta, a pessoa física ou jurídica é capaz de possuir uma identidade no ambiente virtual de forma íntegra, confiável e rápida, dispensando o reconhecimento de firma e a autenticação da assinatura de próprio punho.

A CDL Divinópolis é uma Autoridade de Registro, subordinada a CNDL – Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil, a Autoridade Certificadora da Certificação Digital SPC.

Esse documento eletrônico garante a identidade de pessoas físicas, empresas e sistemas, assegurando suas transações on-line e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados com validade jurídica.

Modelos de Certificado Digital

e-CNPJ

A versão digital do seu CNPJ funciona como uma identidade digital destinada a pessoas jurídicas vinculadas ao CNPJ.

Para que serve?

O e-CNPJ pode ser utilizado para assinar documentos digitalmente, emitir notas fiscais, transmitir dados e compromissos fiscais de sua empresa, e muito mais. Ele também permite realizar solicitações a órgãos oficiais, como a Receita Federal do Brasil, eSocial e Conectividade Social. Tudo isso com menos burocracia, mais agilidade e segurança para sua empresa

Especificações do e-CNPJ

A1– Arquivo para instalação no computador com validade de 1 ano. (Não funciona em tablet ou smartphone)

Cartão – Validade de 1, 2 e 3 anos. (É preciso possuir um leitor de cartão para utilização do Certificado)

Token – Mídia criptográfica com conexão USB, tem validade de 1, 2 e 3 anos.

e-Jurídico – É a identidade digital usada exclusivamente por advogados inscritos na OAB. Permite gerar assinaturas digitais com validade jurídica para documentos e transações no ambiente digital.

e-Saúde – É a identidade digital de profissionais da saúde que buscam mais segurança e agilidade no dia a dia. Armazenamento dos dados, históricos de consultas do próprio paciente, permite a troca de informações entre profissionais, acesso a informações sobre medicamentos já ministrados e tratamentos e seus andamentos. Além de permitir lançamento de informações referente a plano de saúde ou atendimento pelo sistema público, o SUS.

e-CPF

A versão digital do CPF permite comprovar a identidade de alguém na internet e garante a autenticidade de transações eletrônicas para pessoas físicas (uso pessoal), contadores, profissionais liberais, médicos, enfermeiros e outros.

Para que serve?

O certificado digital pode ser usado sempre que for necessário confirmar a sua identidade ou assinar digitalmente um documento. Com ele, você pode: realizar o envio de e-mails ou fazer transações pela internet que precisem da identificação com validade jurídica, assinar digitalmente contratos e ter acesso a serviços públicos por portais, como o da Receita Federal ou INSS, entre outras ocasiões.

Especificações do e-CPF

A1 – Arquivo para instalação no computador com validade de 1 ano. (Não funciona em tablet ou smartphone)

Token – Mídia criptográfica com conexão USB, tem validade de 1, 2 e 3 anos.

Para mais informações, entre em contato com a CDL Divinópolis, (37) 9-9986-3418 | (37) 3229-7202 ou certificacaodigital@cdldivinopolis.com.br.

Agentes de registro: Gabriela Boari | Taffarel Lucas