Varejo de Minas Gerais volta a registrar alta nas vendas após quatro meses de queda


Publicado em 18 de Junho de 2025.

De acordo com dados da 29ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), esse foi o primeiro resultado positivo no Estado após quatro meses consecutivos de queda no indicador.

O volume de vendas no setor varejista de Minas Gerais cresceu 1,1% em maio deste ano frente ao mesmo mês de 2024. De acordo com dados da 29ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), esse foi o primeiro resultado positivo no Estado após quatro meses consecutivos de queda no indicador.

O estudo, realizado pela empresa de tecnologia financeira Stone, demonstra que Minas superou a média da região Sudeste do Brasil, que avançou 0,8% no comparativo. Inclusive, o Sudeste só ficou abaixo das regiões Norte e Nordeste do País, que apresentaram altas de 3,8% e 2,6%, respectivamente.

Ao todo, 18 estados brasileiros apresentaram crescimento no volume de vendas no comparativo com maio do ano passado. Entre eles, os grandes destaques são Amapá (6,9%), Acre (6,3%) e Sergipe (5,8%).

Por outro lado, nove unidades federativas fecharam o último mês em queda. As reduções mais acentuadas acontecem no Mato Grosso do Sul (-3,8%), no Rio Grande do Sul (-3,2%) e no Distrito Federal (-2,7%).

O Índice do Varejo Stone nacional registrou queda de 0,1% no indicador ampliado, que inclui diferentes segmentos do setor, na comparação com abril. Já no indicador restrito, focado no grupo de bens de consumo, o estudo apresentou estabilidade no período.

O levantamento também mostra a diferença entre o desempenho do varejo físico e do digital. Enquanto o canal físico fechou maio com avanço de 0,5% frente ao mês anterior, o digital teve queda de 3,1% na comparação mensal. O varejo digital apresentou variação negativa de 0,8% frente ao mesmo mês do ano anterior, enquanto o comércio físico avançou 0,4%.

 

Desempenho por segmentos

A pesquisa da Stone aponta que cinco dos oito segmentos analisados registraram alta frente ao mês anterior. Os resultados positivos foram liderados pelo setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, com crescimento de 1,5%. Já o grupo de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-2%) teve a maior queda no período.

Por outro lado, o comparativo anual foi liderado pelo setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria, com alta de 3,7%, seguido por Tecidos, Vestuário e Calçados (3,2%) e Material de Construção (2%). Já o segmento de Móveis e Eletrodomésticos recuou 1,8% frente a maio de 2024.

 

Vendas no setor de bares e restaurantes recua em Minas Gerais

De acordo com o Índice Abrasel-Stone, realizado em parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Minas Gerais apresentou queda de 4,5% nas vendas no setor de bares e restaurantes em maio deste ano, na comparação com o mês anterior. O Estado registrou a sétima retração mais acentuada do relatório.

Já as vendas no mercado nacional de bares e restaurantes cresceram 1% no comparativo e tiveram queda de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o resultado de maio veio dentro do esperado, impulsionado por uma das datas mais relevantes para o setor. “O mês correspondeu às nossas expectativas, especialmente pelo forte movimento no Dia das Mães, que ajudou a reverter parte do desempenho negativo observado em abril. Seguimos otimistas para junho, com a expectativa de que a Semana dos Namorados impulsione ainda mais as vendas no setor”, afirma.

Com informações do Diário do Comércio

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