Publicado em 18 de Junho de 2025.
De acordo com dados da 29ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), esse foi o primeiro resultado positivo no Estado após quatro meses consecutivos de queda no indicador.
O volume de vendas no setor varejista de Minas Gerais cresceu 1,1% em maio deste ano frente ao mesmo mês de 2024. De acordo com dados da 29ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), esse foi o primeiro resultado positivo no Estado após quatro meses consecutivos de queda no indicador.
O estudo, realizado pela empresa de tecnologia financeira Stone, demonstra que Minas superou a média da região Sudeste do Brasil, que avançou 0,8% no comparativo. Inclusive, o Sudeste só ficou abaixo das regiões Norte e Nordeste do País, que apresentaram altas de 3,8% e 2,6%, respectivamente.
Ao todo, 18 estados brasileiros apresentaram crescimento no volume de vendas no comparativo com maio do ano passado. Entre eles, os grandes destaques são Amapá (6,9%), Acre (6,3%) e Sergipe (5,8%).
Por outro lado, nove unidades federativas fecharam o último mês em queda. As reduções mais acentuadas acontecem no Mato Grosso do Sul (-3,8%), no Rio Grande do Sul (-3,2%) e no Distrito Federal (-2,7%).
O Índice do Varejo Stone nacional registrou queda de 0,1% no indicador ampliado, que inclui diferentes segmentos do setor, na comparação com abril. Já no indicador restrito, focado no grupo de bens de consumo, o estudo apresentou estabilidade no período.
O levantamento também mostra a diferença entre o desempenho do varejo físico e do digital. Enquanto o canal físico fechou maio com avanço de 0,5% frente ao mês anterior, o digital teve queda de 3,1% na comparação mensal. O varejo digital apresentou variação negativa de 0,8% frente ao mesmo mês do ano anterior, enquanto o comércio físico avançou 0,4%.
Desempenho por segmentos
A pesquisa da Stone aponta que cinco dos oito segmentos analisados registraram alta frente ao mês anterior. Os resultados positivos foram liderados pelo setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, com crescimento de 1,5%. Já o grupo de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-2%) teve a maior queda no período.
Por outro lado, o comparativo anual foi liderado pelo setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria, com alta de 3,7%, seguido por Tecidos, Vestuário e Calçados (3,2%) e Material de Construção (2%). Já o segmento de Móveis e Eletrodomésticos recuou 1,8% frente a maio de 2024.
Vendas no setor de bares e restaurantes recua em Minas Gerais
De acordo com o Índice Abrasel-Stone, realizado em parceria com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Minas Gerais apresentou queda de 4,5% nas vendas no setor de bares e restaurantes em maio deste ano, na comparação com o mês anterior. O Estado registrou a sétima retração mais acentuada do relatório.
Já as vendas no mercado nacional de bares e restaurantes cresceram 1% no comparativo e tiveram queda de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o resultado de maio veio dentro do esperado, impulsionado por uma das datas mais relevantes para o setor. “O mês correspondeu às nossas expectativas, especialmente pelo forte movimento no Dia das Mães, que ajudou a reverter parte do desempenho negativo observado em abril. Seguimos otimistas para junho, com a expectativa de que a Semana dos Namorados impulsione ainda mais as vendas no setor”, afirma.
Com informações do Diário do Comércio
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.