Vendas on-line dão fôlego aos pequenos negócios


Publicado em 8 de Julho de 2020.

A maioria dos pequenos negócios mineiros que conseguiram aumentar as vendas no período da pandemia afirmam que a melhora se deu pelo investimento nas vendas on-line

Entre os pequenos negócios mineiros que conseguiram aumentar as vendas no período da pandemia – apenas 4,2% do total de empresas pesquisadas no Estado – a maioria (57,7%) afirma ter melhorado os resultados por terem investido nas vendas on-line.

É o que mostra a 4ª edição da pesquisa O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios, realizada pelo Sebrae entre 29 de maio e 2 de junho.

O levantamento mostra que a maior parte dos pequenos negócios mineiros (59%) vende on-line, seja por meio das redes sociais, aplicativos ou internet.

Deste percentual, 45% disseram que já vendiam on-line antes da pandemia, mas 14% passaram a vender nessa modalidade depois da crise.

O WhatsApp é a principal ferramenta de venda para a maioria dos entrevistados (84,3%), seguido pelo Instagram (55,2%).

O número de pequenos negócios que investiram em vendas por meio de site próprio aumentou significativamente em relação ao último levantamento feito pelo Sebrae: de 5% para 14,7%.

Já as vendas por telefone e aplicativos móveis como, iFood, Uber Eats, Rappi, GetNinjas e outros, caiu de 10% do total de empresas ouvidas na terceira edição da pesquisa, realizada entre 30 de abril e 5 de maio, para 7,9% na 4ª edição.

A pesquisa ouviu 481 empresas em Minas Gerais e 7.403 empresas no Brasil. Mais da metade (51%) da amostra do Estado atua no setor do comércio, 40% em serviços, 4% na indústria e 3% na construção civil. Confira a abordagem da pesquisa:

Você vende utilizando redes sociais, aplicativos ou internet, por exemplo, Whatsapp, facebook, instagram, etc?
• Sim, já vendia antes da pandemia: 45%
• Não, não sei como isso se aplica ao meu negócio: 19%
• Não, mas gostaria em breve: 16%
• Sim, passei a vender por causa da crise: 14%
• Não vendo e nem pretendo: 6%

Por qual desses canais você vende?
• WhatsApp: 84,3%
• Instagram: 55,2%
• Facebook: 48,2%
• Site próprio: 14,7%
• Vendas por telefone e aplicativos móveis (iFood, Uber Eats, Rappi, GetNinjas e outros): 7,9%

 

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Fonte: Diário do Comércio

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