Publicado em 30 de Setembro de 2025.
A especialista em branding defendeu que o verdadeiro valor de uma marca está na sua capacidade de gerar lembrança, significado e resultado para o negócio.
“A primeira pessoa que precisa escolher a sua marca é você. Escolha a sua marca e faça dela a mais lembrada.” A frase, de Beatriz Guarezi, referência em inovação e estrategista de marca, mexeu com a cabeça de quem participou, na manhã desta terça-feira (30/09), da palestra “Consistência e novidade: do que são feitas as marcas que amamos”. A atividade na programação da 28ª Convenção Estadual Varejo 360º, que ocorre até hoje, em Poços de Caldas (MG).
Para Beatriz Guarezi uma escolha não é algo isolado. Nesse sentido, uma marca precisa de contexto, pois as escolhas, lembrou, nem sempre são 100% racionais. Por isso, uma marca precisa de resultado. Embora as pessoas estejam buscando razão e lógica, elas tomam decisões, na maioria das vezes, emocionais.
E como tornar parte da vida real das pessoas? Outra provocação que sensibilizou a plateia. “É mais fácil escolher o que se lembra, o que gera valor, o que tem um mínimo de significado”, destacou Beatriz Guarezi.
Segundo ela, é preciso parar para se pensar na marca. “E quantas vezes vocês param para pensar na marca?”, indagou. “Façam reuniões, uma vez por semana, uma vez por mês, uma vez por ano, mas façam. Falem das suas estratégias, do que querem para o posicionamento dessa marca”, recomendou. E mais: essa construção, destacou, vai além. Passa por uma parceria de longo prazo, pelo estabelecimento de estratégias de longo prazo, de valor de longo prazo, bem como foco no resultado e identidade visual.
“O valor de uma marca”, reiterou Beatriz Guarezi, “está na capacidade de motivar uma escolha. Em síntese: “a gente constrói uma marca para parecer que somos a melhor escolha para aquela pessoa, naquele momento.”
E como tudo isso passa por lembrança, lembre-se sempre: faça uma escolha que vire resultado para o seu negócio, que faça você ser parte da vida real das pessoas.
Sobre a Convenção Estadual – A Convenção Estadual Varejo 360º é o maior evento realizado pela FCDL-MG e, nesta edição, conta com apoio da CDL Poços de Caldas e do Sebrae Minas.
Voltado para empresários mineiros do setor de comércio e serviços, representantes e lideranças do Sistema CNDL, o encontro traz conteúdos relevantes e apropriados ao público, buscando promover o conhecimento, favorecer o relacionamento e fomentar novos negócios.
Fonte: FCDL-MG
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.