Publicado em 10 de Novembro de 2016.
Época de Natal é a mais apropriada para investir em visual merchandising
A vitrine é uma das mais importantes ferramentas do varejo e é responsável por 70% das vendas realizadas, apontam estudos na área destacados pela professora de Vitrinismo, Maya Mello. Porém, atualmente ela não se resume somente a frente da loja onde os produtos ficam expostos. “Tratamos a loja toda como vitrine, incluído toda a parte visual, o atendimento, aparência da equipe, disponibilidade de produtos, facilidade de acesso, corredor, iluminação, entre outros. O visual merchandising trabalha com cada elemento desse, que pode ajudar ou atrapalhar a venda”, explica ela.
Segundo Maya, muitos lojistas não veem a vitrine como um investimento, mas sim como uma despesa. O lojista faz grandes investimentos em outras mídias e ignora que na vitrine o seu consumidor já está ali, em frente à loja. “A vitrine é uma mídia que você consegue mensurar o retorno quase instantaneamente. Geralmente em um prazo de cinco dias, pelo acesso que você está tendo na loja. É um investimento interessante pela facilidade de mensuração”, ressalta Maya.
Preparação para o Natal é diferencial para aumentar vendas
A data comercial mais importante para o varejo exige um cuidado redobrado no quesito visual. Entre os principais erros apontados pela professora do curso de Vitrinismo estão a falta de uma mensagem clara e o exagero. De acordo com a professora, muitas vezes o lojista escolhe o Natal para fazer a vitrine mais cenográfica do ano, mas acaba colocando muitos elementos e poluindo a vitrine.
Outro exemplo bastante comum é o lojista expor em sua vitrine todas as possibilidades de compra que sua loja oferece, porém isso transmite uma mensagem confusa ao consumidor. “Em uma vitrine de Natal devemos trabalhar uma mensagem clara, de percepção fácil e ligada a alguma emoção relacionada a experiência de vida do público. Esse é o melhor período do varejo, as pessoas vão consumir e a loja mais bem preparada irá vender mais”, avalia.
Fonte: Portal Engeplus
Colaboração: Alfa Comunicação
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.