Você sabe qual o propósito de sua empresa?

Publicado em 15 de Setembro de 2016.

O Livro “Capitalismo Consciente” de John Mackey, que tem como proposta central mostrar uma abordagem moderna sobre o capitalismo na qual os negócios não têm a ver com fazer o máximo de dinheiro possível e sim com a criação de valor das partes interessadas, apresenta um modelo que é alicerçado em quatro princípios fundamentais:

1. Propósito Maior;

2. Integração de Stakeholders;

3. Liderança Consciente;

4. Cultura e Gestão Conscientes.

Nesse artigo irá ser abordado o primeiro deles, a identificação do Propósito Maior.

O novo mote da gestão mundial é a busca pelo lema “Performance com Propósito” ou “Crescimento inspirado no propósito”, é uma vivência procurada pelas maiores empresas do mundo, como Google, Unilever, P&G, Disney, PepsiCo. Mas afinal, o que é esse “Propósito”?

Os significados de propósito, a missão e os valores são comumente confundidos, por isso, é importante entender bem a diferença de cada um para que possam ser utilizados de forma complementares, a fim de identificar a identidade organizacional da Empresa.

A sua visão é o seu “Onde?”, seu destino final, é a meta a qual você quer alcançar, os impactos que você quer causar, como você quer ser visto quando chegar no seu destino,

A sua Missão é o seu “Como?” é a estratégia que você vai utilizar para oferecer o seu propósito para o mundo. É o veículo que lhe carrega até o seu destino final.

Propósito é a razão fundamental por trás da sua existência, é uma declaração definitiva sobre a diferença do que você está tentando fazer no mundo, está conectado com algo grandioso e bom (aspectos mais elevados do que significa ser humano) e é maior do que a própria Empresa, trata-se do seu “Por quê?”.

“Por que existimos?”

“Por que precisamos existir?”

“Qual contribuição queremos dar?”

A sua Missão, Visão e Propósito estão diretamente ligados, eles te mantêm focados no Porquê sua empresa existe, Qual é a meta dela, e o que precisa ser feito para alcançá-la. Isso deve inspirar você e a sua equipe diariamente.

Como foi dito por Paul Polman (CEO da Unilever) “Ter um propósito mais profundo para o que fazemos como pessoas torna a nossa vida mais completa, o que é uma tremenda força motivadora. O que cada um de nós quer na vida é obter reconhecimento, crescer e saber que fez a diferença. Trabalhar em uma organização na qual você pode ser visto fazendo a diferença, é gratificante.”

E é por isso que quando sua equipe, clientes e fornecedores entenderem qual é o real sentido da existência da sua organização, e porquê ela é importante, eles se conectarão com ela de uma maneira incrível, e farão de tudo para apoiá-lo na perpetuidade dela, acessando de maneira eficiente a capacidade humana de criatividade, engajamento, lealdade, colaboração e paixão de todos os envolvidos. Em 2010 foi realizado uma pesquisa para avaliar o engajamento dos funcionários com o trabalho, o resultado foi que apenas 28% se sentia envolvido com a empresa na qual trabalhava, 53% eram indiferentes e 19% se revelaram francamente hostis.

Sabe-se que o lucro é um resultado essencial e desejável por todas as empresas, porém, quando perdemos o senso do propósito, perdemos nossa verdadeira identidade e deixamos de ter um negócio que tem como base o cuidado e amor. Tem-se, portanto, uma organização na qual o dinheiro é a prioridade, que terá como base o medo e o estresse, e seus interesses divergem da sociedade como um todo, focada em resultados de curto prazo, que não proporcionarão diferença nenhuma para todos que a circundam.

É impressionante a diferença do impacto nos negócios que um funcionário inspirado, apaixonado e comprometido pode proporcionar. Segundo pesquisas, as organizações que entendem seu real propósito e a importância do desenvolvimento dos seus stakeholders, tendem a crescer até 15% a mais do que as outras, ou seja, no longo prazo, as empresas conscientes superam consideravelmente as companhias tradicionais.

A Definição e comunicação do propósito da sua organização é um trabalho simples, porém um grande passo para sua sustentabilidade. Por isso, reúna sua equipe, conversem entre si, e descubram: “QUAL É O PROPÓSITO DA SUA EMPRESA?”

Por Daniel Victor

Fonte: Administradores