4 dicas para você quitar seus débitos


Publicado em 3 de Agosto de 2021.

Negociar o pagamento das dívidas com os credores é fundamental para tornar o planejamento financeiro sustentável

Constantemente somos bombardeados com informações sobre o alto índice de inadimplência no Brasil. Estudos do SPC Brasil apontam como o número de pessoas e famílias endividadas no país tem crescido exponencialmente.

A renegociação de dívidas é, sem dúvidas o melhor caminho para garantir a saúde financeira. Você pode negociar diretamente com o credor ou na Central de Negociação da CDL Divinópolis.

A dica mais importante na hora de renegociar dívidas é procurar canais oficiais do agente financeiro em que o crédito foi contratado.

 

Ao renegociar a dívida, tenha alguns pontos em mente:

 

1. Saiba o valor real da sua dívida

Antes de tentar a renegociação, é necessário saber o tamanho da dívida. Isso ajudará tanto no cálculo do saldo devedor quanto na apresentação de uma proposta para a quitação. Para isso, é válido entrar em contato com o credor e solicitar o valor da dívida atualizada, incluindo a taxa de juros e todos os encargos envolvidos.

 

2. Entenda as condições da renegociação

Ao dar início à negociação, procure saber qual será o desconto sobre a dívida total que está sendo proposta. Se você for parcelar essa nova conta, fique atento aos juros, pois, mesmo que o valor mensal seja menor, pode haver o risco de sair mais caro, no longo prazo. 

Se você achar que tem condições de pagar a dívida à vista, peça um desconto maior. Solicite ao credor a carta de quitação após o pagamento e verifique em quanto tempo sua situação será regularizada junto ao Serasa, caso seu nome esteja negativado.

 

3. Não aceite qualquer proposta

Durante a renegociação, certamente o agente financeiro irá apresentar uma proposta inicial. A dica neste ponto é evitar aceitar propostas que não condizem com a sua situação financeira.

É preciso renegociar de uma forma que você seja capaz de cumprir. Seja para uma parcela que caiba no seu orçamento familiar, ou para uma taxa de juros menor, com um prazo maior para pagar.

Se restar dúvidas ou se o cálculo da dívida não estiver claro, questione e não decida por impulso. Vale a pena confrontar a proposta com a sua planilha de gastos para saber se ela está dentro do seu orçamento. 

Em todo caso, é sempre válido oferecer uma contraproposta e tentar negociar a redução dos juros e parcelas da sua dívida. Entenda que a negociação deve ser vantajosa para os dois lados e a proposta deve estar alinhada com a sua realidade financeira.

 

4. Seja cuidadoso para não fazer novas dívidas

Depois de renegociar ou quitar dívidas, evite armadilhas que o façam se endividar novamente. Mantenha sua planilha financeira sempre atualizada e continue reduzindo ou cortando os gastos – principalmente aqueles que não são essenciais. Procure reservar parte da sua renda para imprevistos.

 

Como negociar dívidas em atraso pela CDL Divinópolis?

Com a CDL você pode negociar sua dívida com diversas empresas. Após se certificar pelo aplicativo SPC Consumidor que seu nome possui pendência financeira, você pode verificar se a dívida está na Central de Negociação da CDL. A negociação pode ser feita pessoalmente na CDL Divinópolis, pelos Whatsapp 37-3229-7206 / 37-3229-7205 e 37-9-9987-7289 ou via sms 37-9-9987-7289.

 

Fonte: Portal Exponencial

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis